Itamaraty sofre ataque de hackers e sistema de e-mails e de leitura de documentos fica fora do ar

0
2

O Itamaraty vem sofrendo ataques de hackers desde o último dia 19 e desde segunda-feira, 26, o sistema de e-mails e de leitura de documentos e dos postos diplomáticos no exterior está fora do ar, passando por uma manutenção geral para evitar novos acessos indevidos. A previsão do Ministério das Relações Exteriores era que o sistema voltasse ao normal ainda nesta terça-feira, 27.

Segundo o Itamaraty, o sistema atacado é o Intradocs, espécie de intranet que concentra todas as comunicações diplomáticas, como telegramas e documentos sigilosos do serviço diplomático, mas se restringiu aos e-mails dos servidores. Mas negou, no entanto, que os cibercriminosos tenham conseguido invadir o sistema pelo qual transitam documentos internos. Segundo o ministério não houve violação do sistema em si, nem o vazamento de documentos sigilosos, apenas de conteúdos do Intradocs anexados a e-mails.

De acordo com o comunicado, hackers usaram o esquema chamado phishing, ataques que têm o propósito de desvio de dados pessoais. E-mails aparentemente de pessoas conhecidas são enviados para colegas e incluem um link malicioso. Ao abrir o link, servidores instalam no sistema os chamados cavalos-de-Troia, que recolhem informações sigilosas dos usuários, como senhas e números de documentos.

Os responsáveis pelos ataques ainda não foram identificados e nenhum grupo até o momento assumiu a responsabilidade pela invasão. Uma investigação foi aberta pelo Gabinete de Segurança Institucional, responsável pela segurança de informações do governo, e pela Polícia Federal.

Deixe seu comentário