Por que tantos problemas para definir requisitos?

0

Uma das etapas mais importante do desenvolvimento de sistema é a definição dos requisitos. Um processo de levantamento de requisitos mal elaborado e principalmente sem foco na identificação dos objetivos tem grande chance de fornecer ao pessoal de desenvolvimento a definição de um produto que estará longe do solicitado pelo cliente.

Por mais incrível que possa parecer, nem sempre a conversa com os usuários é clara ou tem realmente a intenção de entender seus problemas. Muitas vezes, o analista de requisitos está mais preocupado em dar palpite do que entender realmente o que seu usuário necessita.

Para evitar problemas no levantamento dos requisitos, é importante seguir as melhores práticas: conversar com os usuários é fundamental, mas escuta-lo é vital; não utilize linguagem técnica, você não precisa mostrar que sabe, apresente suas preocupações sobre os objetivos, desafios, problemas, processos e tomada de decisão.

Para entender toda a situação do cliente, entreviste pessoas chaves de TI para validar qual é a realidade dos sistemas em produção, é recomendável fazer uso de entrevistas em grupo e individuais.

Ouça, entenda, discuta e documente as necessidades do cliente, encaminhe todos os requisitos levantados para todas as áreas para validação e homologação, é importante evitar o sentimento de prioridades indevidas, a falta de participação de usuários chaves é fundamental para o sucesso da definição correta dos requisitos.

As entrevistas individuais são normalmente utilizadas para entrar de maneira vertical e se aprofundar em determinados assuntos de negócio, as sessões de entrevistas em grupo com os facilitadores, são normalmente realizadas com o objetivo de entender as definições mais abrangentes do negócio.

Várias ferramentas são utilizadas para conseguir mapear detalhadamente as necessidades dos clientes, a elaboração de um questionário com perguntas simples e diretas é ainda é a maneira mais utilizada para detalhar o levantamento dos requisitos.

Para aumentar a assertividade dos requisitos é importante conversar com o cliente sobre os processos do negócio, normalmente a necessidade do desenvolvimento de um novo sistema nasce da necessidade da área de negócio em substituir um processo manual por algo mais rápido e confiável.

Entender o funcionamento atual das atividades antes de detalhar os requisitos para o desenvolvimento futuro de um sistema é garantia de atender plenamente o cliente em suas necessidades. Por isso é importante explorar ao máximo o tempo dedicado com usuário de negócios, a fim de entender o que deve ser feito, tome cuidado, não é incomum os usuários desejarem aumentar a quantidade de requisitos para desenvolver funcionalidades inexistentes, e na maioria das vezes inúteis.

Para reduzir a quantidade de erros no levantamento dos requisitos, é importante fazer a lição de casa antes de iniciar as entrevistas, aprenda o máximo possível sobre o negócio do cliente, tenha sempre em mente que a interação com as áreas de negócios são as mais importantes, pois guiam o desenvolvimento do sistema para atender a necessidade de quem paga a conta, ou seja, o cliente.

Alberto Parada, co-fundador do Descomplicado Carreiras (Sistema de orientação de carreira), Colunista e Palestrante especializado em carreiras, atua há mais de 25 anos como executivo no mercado de tecnologia em empresas como: Sênior, IBM, Capgemini, Fidelity, Banespa, e mais de 12 anos como Professor Universitário no Lassu-USP FAAP e FIAP. Formação em administração de empresas e análise de sistemas, com especialização em gerenciamento de projetos e mestrando em Gestão de Negócios pela FIA, voluntário no HEFC hospital de retaguarda para portadores de Câncer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.