Tecnologia e o futuro da gestão pública

0

A digitalização da administração pública, no âmbito municipal, estadual e federal, é realidade para poucos órgãos públicos no Brasil. Para se ter uma ideia, o próprio governo federal tem apenas 54% dos seus serviços disponibilizados digitalmente, de acordo com a Secretaria de Governo Digital, vinculado ao Ministério da Economia.

Com medidas de distanciamento social e o recorrente risco gerado pela pandemia do coronavírus, uma nova perspectiva se impõe na rotina dos cidadãos que demandam serviços públicos digitais e a distância, além de acelerar a inserção da tecnologia na gestão pública em toda sua esfera, integrando e modernizando o sistema.

No atual contexto, a pandemia agilizou essa percepção e está fazendo com que órgãos públicos busquem por simplificar o atendimento à população através de soluções tecnológicas, além de preservar a saúde dos servidores que atuam para atender todas essas solicitações remotamente.

Todos os serviços já podem ser executados de forma digital, desde uma simples consulta de um processo/protocolo, até pagar uma guia, imposto ou taxa, diretamente de um dispositivo móvel, sem intervenção humana, senhas, filas ou burocracia.

Para órgãos públicos, isso contribui também para auxiliar em análises e cenários e com isso, buscarem decisões mais assertivas, tudo numa plataforma totalmente em nuvem.

A demora nessa mudança está exatamente na cultura da área pública, sendo necessário tempo e perseverança para que essa cultura seja renovada com conceitos que em outros segmentos já são comuns, como na área financeira.

O futuro da gestão pública é cada vez mais digital, mas o que está faltando neste momento é unificar todos esses serviços e ferramentas de forma orquestrada e segura, oferecendo tanto para a população como para os gestores/agentes públicos, formas simples, práticas e, em especial, consolidadas, para que a máquina pública seja tratada e vista como uma coisa só.

Além dessa nova cultura a ser criada no segmento público, o que o país necessita, daqui para frente, é de uma infraestrutura adequada para que todos os 5.570 municípios brasileiros tenham uma conexão de alta qualidade e possam interagir com o governo e a população de forma cada vez mais transparente e integrado.

Jeferson Silva, diretor executivo da GOVBR.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.