Empresas apresentam soluções voltadas para o mercado "criptolex"

0
165

A utilização da Blockchain diminui as possibilidades de falha humana, além de tornar menos custosos os mecanismos de controle de cumprimento e execução automática dos contratos (smart contracts) com validade jurídica. Com ela também surgiu novas empresas e aplicações que estão transformando o mercado de registros de propriedades, comprovações de autoria, propriedade intelectual, contratos, autenticação de documentos, obras materiais e imateriais, entre outras.  Alguns desses exemplos foram mostrados na 4 edição do Forum Blockchain, promovido pela TI INSIDE, que teve início nesta quarta-feira, 26.

Um exemplo de uso inovador de tecnologia é o que conta Ronaldo Sodré Santoro, Co-CEO da Bom Valor, uma rede blockchain para leilões.  "Já possuía uma tradição familiar no ramo de leilões e com a transformação natural para o digital, houve uma opção por uma tecnologia inovadora que nos permitiu dar um salto e oferecer um produto novo e confiável".

Criador do primeiro leilão Virtual, on line, nos anos 90, a busca de Santoro para trazer o valor probatório de autenticidade era fundamental para o futuro dos leilões na rede e já trouxe na época o hash do Observatório Nacional, que traria de qualidade do probatório jurídico na relação entre as partes das transações.

"A Internet trouxe mudanças, mas não está finalizada. Entendo que o blockchain é a nova internet, que utilizará esse protocolo de registro, para o usuário comum, aquele que usa internet para fazer diversas coisas no seu cotidiano com comprovação de autenticidade, com as identidades digitais e com seu próprio DNA vão passar tem uma nova certificação garantia através de uma forma muito mais democrática transparente segura de se navegar", argumentou Santoro.

Segundo o executivo, "usando a tecnologia blockchain o usuário poderá  ter mais segurança  por meio de Chaves Pessoais que terão a capacidade de trocar dados sensíveis certificando sua autenticidade e até ter direito sobre os arquivos de sua autoria e podendo no futuro ser remunerado por isso ", reiterou.

A startup Growth Tech, é outra empresa do mercado que desenvolve soluções para automação inteligente e desintermediação de processos, através de Smart Contracts e da tecnologia Blockchain.

Como diz seu fundador Hugo Pierre, também Co-Founder da startup Digi, o objetivo da companhia é contribuir com diversas empresas na otimização de processos, aumento de produtividade, eliminação de intermediários, agilizando seus negócios e criando iniciativas e parcerias mais eficientes.

Uma das atividades mais conhecidas da empresa é a desintermediação.  "Através da solução em blockchain viabilizamos os processos com o ecossistema cartorário brasileiro, ajudando os cidadãos a realizarem serviços de forma segura, rápida e confortável, como certidões de nascimento, registros de imóveis, escrituras diversas, união estável, etc.', conta ele.

Por meio da rede virtual de cartórios, trouxemos os cartórios para o mundo virtual. Entendemos os ambientes regulatórios complexos para atuar de forma diferente, segura, com validade das transações em formato digital.

Pela experiência adquirida neste processo a empresa desenvolveu uma outra ferramenta, para auxiliar na formatação de contratos inteligentes e todos os processos que envolvem as transações imobiliárias, de forma a atender cada particularidade de cada obra, com todo o potencial do blockchain.

A empresa está também disponibilizando mais uma ferramenta baseada na tecnologia de blockchain para administração de condomínios e que traz mais uma vez inovação para um segmento tradicional da economia.

Otavio Soares, fundador e COO da GoLedger, Co-Fundador e diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira das Over-The-Top 's (ABOTT's) trouxe para o painel a sua experiência com blockchain na formatação de seu negócio.

A GoLedger é especializada em desenvolver sob demanda Blockchains Privados e Permissionados. "Realizar transações do modo mais seguro possível com o menor custo permitido é um objetivo de muitas companhias. Nos dias atuais, esse é um objetivo que impacta a vida de quase todos. Neste sentido o Blockchain é a solução tecnológica para fazer com que um processo unificado seja instanciado entre diversas empresas ou instituições independentes entre si, com 100% de confiabilidade nas transações".

Entre os principais alvos de negócios para a empresa está o governo, embora, como disse Otávio Soares, ainda seja pouco conhecida entre os administradores. "A relação Blockchain e Governos está ganhando força e evolui na direção da otimização de processos, aumento da confiança, transparência e segurança entre os órgãos. Entes como o Tribunal de Contas da União (TCU), Fórum Econômico Mundial (WEF), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o próprio Governo Federal, entre outros, estão estudando e incentivando o uso da tecnologia pelos governos", informou executivo.

A empresa desenvolveu algumas soluções bastante focadas em área que estão em pleno desenvolvimento.  A solução GoBio é um template pré-configurado cujo objetivo é o de possibilitar a criação de uma identidade digital única nato-digital. "Esta solução tem como objetivo facilitar a integração entre as bases de cadastro biográfico e biométrico de modo a garantir a unicidade dos dados, e a redução do custo relativo às coletas de biometrias pelo Brasil, possibilitando que diversos outros atores possam realizar ações de reconhecimentos", explicou.

Entre as demais soluções da companhia estão a GoTrace, que é um template pré-configurado cujo objetivo é realizar o controle total de uma cadeia produtiva por meio de rastreamento; o GoProcess é um barramento de gestão processual em blockchain que garante a confiabilidade e auditoria em todo o fluxo da informação, com a digitalização, certificação, biometria e o armazenamento redundante de documentos, com a qual é possível garantir a integridade dos registros de documentos ao mesmo tempo que aumentar a agilidade e confiança em todo o processo; e GoVote, plataforma de votação que utiliza três blockchains permissionados baseados em Hyperledger Fabric da Linux Foundation, que permite a realização de uma votação online com todas as garantias de autenticidade, privacidade e auditabilidade.

Deixe seu comentário