Os custos de telefonia da Invivo caíram 35% com a adoção da tecnologia de PABX Inteligente NGC Evolution, desenvolvida pela Dígitro.
Mas esse não foi o único resultado positivo do projeto. A empresa também percebeu uma melhorar na qualidade dos serviços de comunicação. E eliminou os gastos internos de monitoramente e suporte para sua estrutura de rede.
Fabricantes de produtos para nutrição animal, a Invivo estabelece uma intensa interação de negócios entre a matriz, localizada na cidade de Descalvado (SP) e suas diversas fábricas instaladas em oito Estados.
Atualmente, a empresa conta com mais de 600 ramais analógicos ativos, que são beneficiados pelos recursos digitais da plataforma Dígitro. E planeja uma expansão de ramais, a fim de aprofundar os ganhos já obtidos.
Além de empregar as diversas ferramentas de telefonia digital da Plataforma, a Invivo decidiu transferir para Dígitro Service todo o acompanhamento e gerenciamento estratégico de sua rede de voz e dados.
Essa unidade de outsourcing oferece serviços de monitoramento, através do NOC (Network Operation Center), e de alta disponibilidade, que contempla funcionalidades de roteamento, divisão de carga por serviços e redundância entre links.
Com os recursos de telefonia IP do NGC Evolution, a Invivo consegue transformar a comunicação entre filiais em simples chamadas internas de PABX, via tecnologia IP.
Já as ligações com o público externo passam a ser chaveadas pelo sistema da Dígitro para uma filial mais próxima do número de destino, antes de acessar a operadora.
Com isso, a empresa substituiu boa parte dos seus interurbanos por uma chamada local. Da mesma forma, a solução permite atrelar todos os celulares dos funcionários em ramais do PABX, ampliando ainda mais a economia em contas telefônicas.
Com do NOC, a Invivo passou a dispor de um monitoramento durante 24 horas por dia e sete dias por semana, capaz de assegurar disponibilidade total para a sua rede de serviços de comunicação, melhorando, de maneira geral, o desempenho de TI.
A terceirização garante ainda à Invivo o recebimento de relatórios detalhados sobre a qualidade de tráfego da rede, estatísticas de uso dos recursos, sobre principais pontos de demanda e apontamentos sobre falhas, correções e necessidades de aprimoramento na estrutura.
De acordo com Eric Facchin, analista de suporte sênior da Invivo, o gerenciamento centralizado da telefonia, associado aos relatórios de custo e desempenho apresentados pela Dígitro, possibilita uma calibragem plena dos custos de comunicação e uma oferta de recursos de rede e telefonia efetivamente compatível com as necessidades das equipes.
Entre os recursos do NGC Evolution, Facchin destaca as vantagens da ferramenta SmartCell IP. Trata-se de uma aplicação criada pela Dígitro que permite a utilização de vários chips de operadoras de celular, que são instalados num dispositivo do PABX e associados a uma tabela sempre atualizada de custos de chamada.
Assim, ao ser acionado por uma ligação de celular de dentro para fora da empresa, o PABX inteligente escolhe a melhor tarifa e define o chip a ser usado, sem que o usuário necessite realizar qualquer ação adicional.
Faz parte dos planos da Invivo ampliar a parceria com a Dígitro, transferindo para a empresa o monitoramento dos gateways de internet, atividade, até o momento, realizada internamente.