Como adotar a mobilidade na sua empresa

0

A mobilidade já é uma realidade nas empresas e surpreende que tão poucas organizações se atentem para a importância da elaboração de planos e estratégias mobile. A diferença entre as companhias que integram a mobilidade aos seus negócios e aquelas sem uma estratégia definida é refletida no mercado – enquanto umas ficam para trás, as outras se colocam em evidência. Aquelas que se mantêm estagnadas, precisam de orientação para criar uma abordagem coerente para a implementação móvel em toda a empresa.

É natural que surjam complicações no processo de transição da tecnologia tradicional para uma mais moderna. Para que o projeto de implantação das novas tecnologias móveis ocorra da melhor forma, existem algumas práticas a serem seguidas e algumas precauções a serem tomadas que servirão como base para atingir os resultados projetados:

1) Quem são os usuários? As soluções devem ser desenhadas em função dos colaboradores e das diversas tarefas que possuem. Fatores como geolocalização e capacidades técnicas também precisam ser considerados na força-tarefa para implantação de um plano mobile.

A escolha dos gadgets e o sistema que os cercam também será determinada a partir do perfil dos usuários. Linha de dispositivos (smartphones, tablets etc.), conexão, ambiente de utilização e aplicativos também irão direcionar a elaboração da estratégia.

2) Equipes de governança. Todo o suporte necessário à iniciativa deverá ser provido por uma equipe de liderança que atue conjuntamente do começo ao fim do projeto. A composição desse grupo implica, inclusive, o apontamento de uma cabeça pensante que gerencie e conduza a equipe – é uma ação essencial para o sucesso do projeto.
A definição dessa estrutura de governança será revertida em ganho técnico para colocar em prática as estratégias elaboradas. Isso ocorre, pois será essa equipe que norteará toda a operação de modernização da empresa com monitoramento, suporte, revisões e normas.

3) Seleção tecnológica. Estabelecidos os perfis gerais de usuários e a estrutura de governança por trás do projeto mobile, o passo adiante é mapear a tecnologia necessária para a resolução de demandas de diferentes departamentos da organização. Essa fase é importante para tangibilizar o resultado final do projeto – nela são direcionados os investimentos necessários, além de permitir ao CIO da empresa que mantenha sua agenda focada na modernização tecnológica completa da companhia, e não apenas no plano mobile.

4) Arquitetura. As tendências em torno da proliferação de aplicativos móveis, o desenvolvimento da TI num todo e o fenômeno BYOD apontam para a definição de uma arquitetura perfeitamente alinhada com a tecnologia utilizada. A integração dos sistemas possui relação com todas as informações e dados gerados e a arquitetura por trás desse planejamento mobile é uma forma de assegurar a boa transição das tecnologias tradicionais para as mais modernas.

No contexto da era da mobilidade, já é consensual que os líderes de TI precisam continuar investindo nas mais modernas tecnologias – inclusive as tecnologias móveis – para se manterem competitivos.

Iniciar a implementação de um projeto para o uso de tecnologias móveis com foco nos negócios pode parecer algo trabalhoso e de fato exige mobilização de pessoas e orçamento específico. Com a adoção de boas práticas no processo – definidas a partir dos quatro pilares prescritos –, muitas dificuldades podem ser eliminadas do caminho, o que certamente levará à conquista de bons resultados para a empresa.

Henrique Meira, sênior manager da NTT DATA Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.