ESET alerta para golpe online que usa falsa notícia da morte de Schumacher

0

A ESET alerta para um novo golpe disseminado pelo Facebook. Na ação, scammers (golpistas online) utilizam a falsa notícia da morte do ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher – que sofreu um acidente em uma estação de esqui há cerca de seis meses.

O esquema funciona da seguinte forma: quando o usuário clica na falsa notícia da morte pelo Facebook, ele é conduzido para uma página externa com um vídeo. Quando tenta executar a imagem, no entanto, recebe a mensagem de que precisará compartilhar o vídeo com os amigos caso queira visualizá-lo.

Malware
O objetivo dos scammers é estimular que o maior número de pessoas compartilhe o vídeo e, assim, aumentem o tráfego do site em que ele está postado. Por consequência, isso incrementa as receitas da página web na qual o vídeo está hospedado.

Os especialistas da ESET aconselham que, caso o usuário tenha clicado no link ou compartilhado o vídeo com amigos, remova imediatamente o post de sua linha do tempo no Facebook. "Casos como esse, aliás, servem de alerta para os internautas. As pessoas precisam estar muito atentas para não compartilhar ou clicar em links desconhecidos", afirma Camillo Di Jorge, country manager da ESET Brasil. "Nessa situação específica, o usuário deveria desconfiar de que a notícia da morte não estava divulgada em nenhum veículo de imprensa tradicional. Mais do que isso, se fosse realmente uma notícia verdadeira, o site não exigiria que o usuário compartilhasse a informação para poder acessá-la", complementa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.