Publicidade
Início Blogueria Fidelização e gateway: peças-chave na competitividade dos novos adquirentes

Fidelização e gateway: peças-chave na competitividade dos novos adquirentes

0
Publicidade

Cielo e Redecard criaram ao longo de muitos anos e altos investimentos um mercado sem precedentes quando falamos em meios de pagamentos. Entretanto, desde julho 2010, com o fim da exclusividade Visa e Master, vimos uma readequação das taxas de comissões que, embora tímida, gerou reflexos para os comerciantes.

Desde essa data, novos adquirentes iniciaram operações no Brasil. Entre eles alguns genuinamente brasileiros, como é o caso da GetNet e do Banrisul, e outros estrangeiros como a Elavon, Global Payments e First Data. Consequentemente, isso potencializou o desejo de fidelizar os estabelecimentos.

Essa luta pela fidelização dos comerciantes não será travada apenas com a redução das taxas, mas principalmente com a apresentação de novas soluções que ajudem os comerciantes a vender mais e melhor. É aí que entra a participação dos gateways de pagamento, a solução tecnológica que transmite os dados da transação.

A taxa de comissão de cartão de crédito é negociada entre o comerciante e os adquirentes em um acordo que envolve diversos conceitos, como taxa à vista, taxa para parcelamentos sem juros, com juros, antecipação de recebíveis etc. É a estratégia de venda que se reflete na carteira de soluções disponibilizadas pelos adquirentes e que justifica uma prática de tarifas diferenciadas que faça sentido para cada tipo de negócio.

A escolha de um gateway com Back Office pode oferecer uma gestão completa e 100% autônoma ao comerciante em relação aos seus contratos de adquirentes. É possível, por exemplo, parametrizá-lo para a captura de transações da Visa abaixo de R$ 99,99 com o adquirente A, da Visa acima de R$100,00 com adquirente B e de todas as outras bandeiras com o adquirente C.

Digamos que o adquirente A esteja em busca de maior volume de transações para crescer em participação de mercado e que o adquirente B esteja focado num plano de ação com tíquete médio mais alto. A negociação permitirá a todos alinharem suas expectativas em busca de melhor resultado.

Na hora de escolher um gateway, é importante analisar as oportunidades para o negócio, especialmente à otimização da taxa de comissão de cartão de crédito, com uma solução que permita tirar vantagem da conjuntura, de maneira simples e dinâmica, sem perder o foco de seu core business, que certamente não é negociar taxas com adquirentes.

Jerome Pays, diretor de E-Commerce da Lyra Network

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile