Publicidade
Início Serviços Saúde Digital Hospital Oswaldo Cruz adota ferramenta de BI na área de RH

Hospital Oswaldo Cruz adota ferramenta de BI na área de RH

0
Publicidade

O desafio de unir e analisar informações dos funcionários de uma empresa para que se tornem indicadores de saúde é uma das tarefas mais difíceis de qualquer RH, porém é o que melhor fundamenta o aprimoramento das iniciativas que promovem a qualidade de vida. Tendo essa premissa como base, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, decidiu adotar uma ferramenta de business intelligence (BI) que reunisse os dados de diversas fontes e gerasse um único relatório.

Segundo o gerente de Qualidade de Vida e Saúde do HAOC, Rodrigo Bornhausen Demarch, o software escolhido foi o Gesto Inteligente (GI), que oferece aos departamentos de RH uma gestão integrada de planos de saúde, atestados médicos, afastamentos, dados da medicina ocupacional e das ações de promoção de saúde – tudo com uma camada de inteligência aplicada, analisando os dados coletados e apontando onde há espaço para economias e onde é necessário maior investimento.

A ferramenta também torna possível calcular o Return Of Investment (ROI) de campanhas internas de saúde, um importante parâmetro de eficiência na aplicação de recursos e aperfeiçoamento de atividades.

“Hoje conseguimos analisar em uma única plataforma as contas médicas, quais são os usuários que mais utilizam o plano, índice de absenteísmo, o tipo de cargo que mais falta e quais departamentos que mais participam do programa interno de bem estar” comenta o gerente do hospital que hoje contabiliza 2.300 funcionários. “A ideia é oferecer ao gestor informação mais precisa do ponto de vista do RH e um instrumento de sensibilização”, completa. Em aproximadamente seis meses, ele acredita que os gestores conseguirão obter relatórios de suas próprias áreas, fornecendo um comparativo com a média da instituição.

O conjunto de ações já aplicadas pelo hospital, entre elas, o programa interno Centro de Atenção à Saúde do Colaborador (CASC), somado à utilização da ferramenta da Gesto trouxe diversos resultados positivos. A sinistralidade ficou abaixo do ponto de equilíbrio, e, nos últimos 24 meses, não houve reajuste do plano de saúde, que contabiliza um gasto de R$ 15 milhões por ano à instituição. Além disso, a adesão da academia passou de 100 para 700 pessoas, o clima organizacional ficou visivelmente melhor e em termos de receita, o hospital aponta uma diminuição de 10% com seus gastos em relação à saúde de seus colaboradores.

Para Fabiana Salles, sócia-fundadora da Gesto, “a utilização da nossa ferramenta pelo o hospital trouxe não só benefícios financeiros, mas fez com que o RH passasse a entender e executar sua gestão populacional de forma assertiva”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile