Publicidade
Início Blogueria Mobilidade e Nuvem: as próximas fronteiras tecnológicas da gestão do serviço em...

Mobilidade e Nuvem: as próximas fronteiras tecnológicas da gestão do serviço em campo

0
Publicidade

De acordo com o estudo “Previsões Globais do Mercado de Gestão de Serviços em Campo até 2019”, realizado recentemente pelo MarketsandMarkets, estima-se que o faturamento do segmento mundial de gestão de serviços em campo (GSC), que em 2015 foi de US$ 1,58 bilhões, deva saltar para mais de US$ 3,5 bilhões até 2019. Porém, as empresas que dispõem de técnicos e engenheiros alocados em campo têm conduzido a gestão de forma ainda bastante tradicional e hierárquica. Para que sobrevivam e prosperem no século 21, é preciso que elas abracem o que há de mais inovador em tecnologias móveis e na nuvem. Afinal, o consumidor na era da uberização tem se acostumado cada vez mais a receber repostas e atualizações mais rápidas e flexíveis. Empresas realmente inovadoras utilizam a tecnologia para colocar consumidores e fornecedores em contato direto.

O poder da computação em nuvem e a onipresença dos dispositivos móveis possibilitam que as organizações  que operam in loco redesenhem todo o processo da gestão de serviço em campo. Isso beneficia tanto o negócio e os profissionais que atuam nesse segmento, como também o cliente, garantindo que todos tenham acesso às informações que desejam, quando e onde precisarem. A chave para a satisfação é garantir que o serviço seja o mais suave e eficiente possível e que o cliente seja informado em todos os momentos.

A nuvem, além de ser juntamente com a mobilidade, a próxima fronteira para a gestão de serviços em campo, atua como um grande nivelador, permitindo que cada organização, independente do porte, localização ou modelo de negócio, adote e aperfeiçoe as mesmas aplicações e processos, elevando assim o patamar do atendimento prestado aos clientes. Essas soluções ajudam as empresas e seus técnicos a operarem de forma muito mais flexível, ágil e responsável.

Os técnicos na verdade são embaixadores de sua marca e mais do que representá-la, eles devem ser eficazes. Tire o máximo de proveito e aprenda a usar sua força de trabalho. É crucial que as aplicações corretas e úteis estejam funcionando perfeitamente em seus dispositivos móveis. Pois, a verdadeira inovação só ocorre de fato quando a nuvem e a tecnologia móvel são implantadas de forma a permitir que os técnicos em campo otimizem tanto o trabalho como a comunicação com a central, recebendo informações em tempo real. À medida que mais empresas de serviço em campo começam a utilizar sistemas e processos dependentes da nuvem e de tecnologias móveis, enriquecem a interação humana fazendo a diferença para os clientes, seja por interação face a face em uma visita domiciliar, contatos por mensagens instantâneas, telefone ou e-mail.

Além disso, serão perceptíveis grandes diferenças na satisfação do cliente se os provedores usarem essas tecnologias não só para que os técnicos se comuniquem de forma eficaz e instantaneamente com as pessoas que estão atendendo, mas também para autorizar e inspirar a tomarem suas próprias decisões – onde e quando possível – ao invés de esperarem por uma resposta do topo da hierarquia. Com certeza, essa mudança, torna a organização muito mais ágil e focada no cliente.

A produtividade também é impactada com a adoção dessas tecnologias, que auxiliam as empresas a desenvolverem uma infraestrutura muito mais colaborativa e que intuitivamente permite tirar o máximo de proveito de cada situação.

A nuvem e a mobilidade são o futuro da indústria e está na hora das empresas de serviço em campo usufruírem delas para não correrem o risco de serem deixadas para trás pelos seus concorrentes. Aquelas que adotarem as melhores e mais inovadoras soluções de nuvem e mobilidade certamente serão bem sucedidas no futuro.

Tim Faulkner, vice presidente sênior da ClickSoftware para Europa, Oriente Médio e África.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile