Após quatro meses de quedas consecutivas, indústria eletroeletrônica recupera confiança na economia

0

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Setor Eletroeletrônico atingiu 54,2 pontos em junho de 2019, de acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), agregados pela Abinee. O resultado representa uma alta de 0,8 ponto em relação ao mês de maio. O resultado interrompeu a trajetória de queda que vinha ocorrendo nos últimos quatro meses.

Na área elétrica, a alta foi mais significativa, atingindo 4,3 pontos, passando de 50,1 para 54,4 pontos. No caso da eletrônica, o ICEI diminuiu 3 pontos, recuando de 57,0 para 54,0 pontos.

Nota-se que mesmo com o esfriamento nos ânimos dos empresários observado nos meses anteriores, esse indicador segue acima da linha dos 50 pontos pelo décimo primeiro mês consecutivo, mostrando que permanece a confiança, porém em patamar inferior ao observado em janeiro deste ano (65,1 pontos).

O ICEI varia de 0 a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 pontos indicam confiança do empresário industrial e abaixo de 50 pontos mostram falta de confiança. 

Para o presidente executivo da Abinee, Humberto Barbato, a "oscilação é reflexo de certa  insegurança que vigora no cenário brasileiro, em função das reformas e de outras manifestações do governo, o que faz com que haja uma retração natural nos investimentos." Na opinião de Barbato, a abertura de mercado, e as discussões sobre as alterações na Lei de Informática  geram um ambiente de incertezas que prejudica a tomada de decisões de investimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.