Publicidade
Início Notícias Comunicações TIM faz demonstração do 5G em Florianópolis

TIM faz demonstração do 5G em Florianópolis

0
5G
Publicidade

Operadora ativa tecnologia na rede real para desenvolver ‘casos de uso’ em parceria com a Fundação CERTI e a Huawei
Florianópolis, 26 de junho de 2019 – A TIM acaba de realizar demonstrações bem-sucedidas do seu primeiro projeto-piloto do 5G sobre uma rede real, operando na frequência de 3,5 GHZ, em Florianópolis, Santa Catarina.

Em parceria com a Fundação CERTI e a Huawei, a empresa habilitou a rede para experimentar aplicações voltadas para cidades inteligentes ou de gestão inteligente de serviços públicos. A TIM já atingiu velocidades superiores a 1Gbps na nova tecnologia e quer ser pioneira e líder no mercado ao demonstrar toda a potencialidade do 5G mesmo antes da tecnologia tornar-se realidade no Brasil.

Ao demonstrar toda a potencialidade do 5G, a operadora quer ser pioneira e líder no mercado de quinta geração. Para estar à frente do ecossistema que a nova tecnologia criará, a TIM optou por habilitar a rede 5G em projetos-piloto realizados em parceria com instituições de ensino, empreendedores e setores da economia criativa.

Com isso, a empresa busca promover um ambiente de troca inovador e proporciona as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de soluções que irão mudar a maneira como pensamos em tecnologia. 

A CERTI já desenvolve soluções IoT para aplicações em diversos segmentos com diferentes padrões de conectividade que incluem o 4G. Com base nos testes que estarão sendo realizados e em demandas de clientes, a CERTI iniciará desenvolvimentos da plataforma IoT 5G para comunicação máquina-máquina, em que a baixa latência é um requisito crítico, bem como em soluções de realidade virtual e aumentada, que requerem uma alta taxa de upload para criar uma ambiente virtual de alta definição como em situações de operações remotas (saúde, segurança, inspeção etc).

No Brasil, a operadora terá outros dois projetos-pilotos para a rede de quinta geração: na cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG), em parceria com a Ericsson e com o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), há a previsão de implantação de soluções inteligentes para iluminação, segurança e rastreamento de veículos, dentro do contexto de Internet das Coisas.

Já em Campina Grande (PB), junto com o Núcleo Virtus (Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Nokia, vai ser possível desenvolver soluções para Cidades Inteligentes, utilizando a plataforma NB-IoT.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile