Publicidade
Início Notícias Negócios Metade dos brasileiros trocou ou comprou um novo computador na pandemia, aponta...

Metade dos brasileiros trocou ou comprou um novo computador na pandemia, aponta pesquisa

0
Publicidade

Uma pesquisa realizada pela Kantar, encomendada pela Dell e Intel Brasil, revelou que os computadores ganharam mais relevância na vida dos brasileiros desde o início a pandemia. O levantamento foi realizado em novembro de 2021 e entrevistou mil pessoas de 18 a 64 anos, de todas as regiões do país, e que têm um ou mais PCs.

Entre os entrevistados, mais da metade (50,4%) afirma ter comprado um computador desde o início da pandemia, dos quais: 37,2% trocaram o equipamento antigo por um novo; 9% trocaram o PC e ainda compraram um novo (ou mais de um); e 4,2% adquiriram o primeiro computador. O notebook é o modelo preferido, citado por 81% dos entrevistados.

Você trocou de computador na pandemia?

Vale destacar também que 78% dos entrevistados compraram ou trocaram os acessórios para computador no período. O item mais adquirido foi o fone de ouvido/headset (citado por 52%), seguido pelo mouse (49%), teclado (32%), monitor (16%) e webcam/câmeras (16%).

Pessoas passam mais tempo no PC pós-pandemia

Quase oito em cada dez entrevistados (78,4%) afirmam ter aumentado o tempo médio de uso dos computadores desde o início da pandemia e acreditam que essa é uma tendência que tende a se manter no pós-pandemia. Sobre os principais usos do PC: 60% ampliaram o tempo nas redes sociais; 58% para estudo; 54% para trabalho; 53% com entretenimento (séries e filmes) e 41% para jogos.

Já sobre a importância dos equipamentos eletroeletrônicos, para a maioria (77%) o computador é considerado muito importante. Enquanto o smartphone aparece em segundo lugar — considerado muito importante para 74% — e a TV aparece em terceiro lugar com 42% das citações.

O quanto cada equipamento é importante no seu dia a dia?

“Esta pesquisa confirma algo que já estava claro para nós da Dell: a pandemia trouxe uma ressignificação do PC na vida das pessoas, em um mundo cada vez mais digital e conectado. Ter um computador e acessórios adequados tornou-se ainda mais fundamental para garantir produtividade no trabalho e a melhor experiência para lazer e entretenimento”, afirma Diego Puerta, presidente da Dell Technologies no Brasil. “A partir desse estudo, reforçamos também nosso compromisso de como marca líder na venda de PCs no mercado brasileiro, seguirmos oferecendo o portfólio mais completo de computadores — que atendem desde usuários domésticos e gamers a equipamentos para empresas de todos os portes e perfis –, acelerar os investimentos em inovações, manter a maior gama de canais de vendas, um atendimento consultivo e os melhores serviços do mercado”, conclui.

Para a Gerente de Vendas e Marketing da Intel Brasil para a Dell Technologies, Roberta Knijnik, a pesquisa corrobora o que a Intel tem em seus propósitos “Aqui, trabalhamos para que a tecnologia modifique o mundo e melhore a vida de todas as pessoas do planeta. Sem dúvidas, durante a pandemia muitas pessoas tiveram a necessidade de mais recursos tecnológicos e ferramentas que cada vez mais atendessem as suas necessidades. Estamos comprometidos em oferecer isso: tecnologia capaz de ajudar o dia a dia das pessoas”, afirma Roberta.

O estudo mostra ainda que 77% dos entrevistados consideram que o computador se tornou o equipamento mais importante para eles após o início da pandemia, à frente dos smartphones, citados por 75%, da TV (40%), dos tablets (24%), consoles games (19%) e rádio (15%).

Desempenho é principal fator de escolha do PC para trabalho

Ao buscar um computador para trabalhar, 53% dos brasileiros consideram que o desempenho é o principal fator de escolha do equipamento, seguido por preço (31%), a marca (14%) e segurança (7%). Já o peso do notebook foi apontado como primordial para apenas 4% dos entrevistados que na escolha por um computador para trabalhar, assim como design e serviço de assistência técnica foram considerados menos importantes na decisão de compra, com apenas 3% cada.

Sobre a preferência de marca, a Dell segue como favorita de computador para trabalho, citada por 33% dos entrevistados.

*Nota técnica: Pesquisa realizada pela Kantar com pessoas responsáveis pela compra de computadores, para uso pessoal apenas ou para uso pessoal e profissional, em novembro de 2021, entrevistas quantitativas online através de painéis subcontratados, em todas as regiões do Brasil, com Homens e Mulheres, de 18 a 64 anos, classes ABC, amostra de 1000 entrevistas e 3,1 p.p. de erro amostral, com 95% de confiança.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile