CPqD e Harris vencem licitação para implantar sistema de gerenciamento de infraestrutura da aviação

0

O CPqD, em parceria com a Harris Comunicações e Participações do Brasil, foi o vencedor da licitação realizada pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) para o fornecimento da solução a ser adotada no novo Sistema de Gerenciamento Técnico (SISGTEC), que vai monitorar os ativos de navegação aérea do país. Entre os recursos a serem monitorados pelo novo sistema, inclui-se equipamentos de rede (roteadores, switches, etc.), sistemas de vigilância (como radares), de auxílio à navegação, comunicações móveis e fixas, canalizações contratadas de terceiros e sistemas de comunicação em geral (satélite, enlaces de rádio e de fibra óptica, entre outros).

"O Centro de Gerenciamento Técnico do SISCEAB tem a missão de monitorar continuamente o estado dos recursos de infraestrutura de suporte ao Controle do Espaço Aéreo Brasileiro e de  disponibilizar informações, em tempo real, aos seus diversos usuários", explica o coronel aviador Adilson da Silva Lemos Júnior, vice-presidente da CISCEA.

O objetivo, com a implantação do SISGTEC, é permitir a rápida localização das causas de possíveis falhas em qualquer um desses recursos e, portanto, agilizar o reparo de problemas na rede. Para isso, será adotada a solução CPqD Intelligent Management, plataforma de gerenciamento de redes e serviços que já vem sendo utilizada por grandes operadoras de telecomunicações. A Harris contribuirá com a operação do sistema e a prestação de serviços técnicos especializados, no consórcio formado entre as duas empresas para a execução do projeto.

"O CPqD tem grande experiência na implantação de sistemas de suporte a operação (OSS) em empresas de telecomunicações, não só no Brasil como também em outros países, principalmente da América Latina", afirma o presidente Sebastião Sahão Junior. "É essa experiência, somada a uma solução consagrada no mercado, que será empregada para dar mais eficiência ao gerenciamento dos equipamentos e sistemas responsáveis pelo controle do espaço aéreo brasileiro", acrescenta.

"A Harris provê soluções de comunicação altamente seguras e confiáveis para clientes em mais de 120 países no mundo, incluindo a Federal Aviation Administration (FAA) dos Estados Unidos", enfatiza Reinaldo Rezende, presidente da Harris Brasil. "Estamos comprometidos em trazer novas tecnologias e recursos para clientes no Brasil, na medida em que as necessidades de evolução da infraestrutura e das comunicações do país continuarem aumentando."

Com duração prevista de dois anos, o contrato firmado com a CISCEA envolve o fornecimento da licença de uso do CPqD Intelligent Management, a instalação e configuração da solução, a construção do conjunto de regras de correlação e alarmes, a atualização das licenças, além de treinamento, operação assistida e uma série de outros serviços. Uma etapa importante do projeto, também incluída no contrato, é a integração do novo sistema ao SILOMS – Sistema de Informações Logísticas, que possui as informações relativas aos diversos equipamentos do SISCEAB.

A integração com outros sistemas de gerência existentes é um dos pontos relevantes da solução CPqD Intelligent Management, na medida em que propicia uma visão integrada de toda a rede. Além disso, com a ajuda do módulo de correlação de eventos, a solução permite localizar a origem da falha com agilidade e precisão, o que facilita a correção do problema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.