Publicidade
Início Serviços Saúde Digital Garoto brasileiro recebe braço biônico impresso em 3D

Garoto brasileiro recebe braço biônico impresso em 3D

0
Publicidade

A Stratasys Ltda, empresa de soluções de impressão 3D e de manufatura aditiva, anuncia parceria com o Orlando City Soccer Club e a University of Central Florida para mudar para sempre a vida de um garoto de seis anos de idade. Paulo Costa Boa Nova, de 6 anos,  e seu pai, Claudio Boa Nova, viajaram do Brasil até Orlando, patrocinados pela Orlando Health, onde se reuniram com os estudantes da UCF que criaram um braço impresso em 3D para o garoto. Paulo nasceu sem parte do braço, devido a um problema genético. O novo braço, produzido com materiais impressos em 3D e batizado com o nome de um time brasileiro de futebol, foi doado para a família.

Os estudantes voluntários da UCF, que se denominam Limbitless Solutions, se reuniram com o clube de futebol da Major League Soccer em seu centro de treinamento em Sanford. O capitão do time Kaká, reuniu outros integrantes do time para conhecer a família e parabenizar os participantes do Limbitless por seu trabalho humanitário. Essa foi a primeira entrega internacional realizada pelo grupo de estudantes voluntários que, durante o tempo livre, produzem braços em um laboratório no campus principal da UCF.

3d,braço

“Não tenho palavras para expressar o quanto somos gratos,” disse Claudio Boa Nova. “Quando eu vi os braços que eles produzem no YouTube, me agarrei à esperança daquela oportunidade para meu filho. Não consigo acreditar que hoje o sonho dele se tornou realidade.”

O Orlando City celebrou o trabalho dos estudantes com uma homenagem a Paulo, ao pai dele e a vários integrantes da equipe do Limbitless Solutions durante o jogo dos Lions no dia 18 de julho, contra o New York Red Bulls no Orlando Citrus Bowl.

Os estudantes da UCF têm produzido braços impressos em 3D desde o último verão, quando o fundador da equipe e aluno do Programa Fulbright, Albert Manero, ouviu falar de Alex Pring, um garoto de seis anos da Flórida Central, que tinha uma necessidade similar. Manero reuniu um grupo de amigos e colegas de classe e, dentro de oito semanas, construiu um braço para Alex ao custo de aproximadamente 350 dólares. Alex assistiu na sexta-feira, junto de sua mãe, Paulo experimentar seu braço no campo de futebol e vibrou. Ele apertou, com seu braço de tema Iron Man, a nova mão de Paulo e “bateu uma bola” com os jogadores do Orlando City.

No ano passado, a Limbitless Solutions se tornou uma ONG e já entregou seis braços para crianças em todo o país. No início deste verão a Stratasys doou uma de suas impressoras mais inovadoras para ajudar a equipe a continuar com seus esforços. Cada braço personalizado é entregue de forma especial, com base nos interesses da criança.

“Essa é a razão de tudo isso,” disse Manero, doutorando em Engenharia Mecânica, enquanto assistia Paulo flexionar seu novo braço e sorrir. “Para mudar uma vida, para fazer a diferença. É por isso que fazemos tudo isso.”

O trabalho da equipe já recebeu elogios de astros de Hollywood, inclusive de Robert Downey Jr. (protagonista de Homen de Ferro) , e de empresas como Microsoft e Blue Man Group.  A mídia internacional também reconheceu os esforços humanitários da equipe, e o Good Morning America da rede ABC exibiu outra entrega no mês passado, com a participação de dois famosos golfinhos.

Os estudantes da UCF seguem formações acadêmicas diferentes, da engenharia às artes, e a maioria frequenta a escola em tempo integral e equilibra empregos de meio horário. Eles constroem as mãos e braços nos intervalos das aulas, trabalham em turnos e aos fins de semana. Os estudantes recebem centenas de pedidos de ajuda por e-mail toda semana, vindos de todo o mundo. Existem quatro braços em produção e outras 200 crianças em uma lista de espera. A equipe busca parcerias para cada entrega, de forma a criar experiências inesquecíveis baseadas nos interesses da criança. A Limbitless Solutions acredita que nenhuma criança deveria ter que viver sem um membro por causa do custo, e que todos devem sonhar alto e desejar mudar o mundo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile