Infovia digital de Alagoas interligará os 102 municípios do Estado

0

O estado de Alagoas está iniciando a implantação de uma nova infovia para interligar órgãos públicos e secretarias com links de alta velocidade nos seus 102 municípios. O consórcio vencedor da licitação é formado pelo grupo Binário, especializado nas áreas de integração, serviços profissionais e mobilidade, Aloo Telecom, operadora de telecomunicações com mais de 3 mil clientes dos setores público e privado, e a Oolah Consultoria. O valor do contrato não foi divulgado.

A Aloo Telecom lidera o consórcio e será responsável pelo projeto da nova infovia. Em seu escopo está a implantação de novos links, a migração para tecnologias mais velozes de acesso à internet, pelos links e o seu funcionamento. O grupo Binário será responsável pela implementação de serviços e construção do NOC (Network Operation Center), assim como o seu gerenciamento, e a Oolah será a responsável pelo desenvolvimento de soluções e produtos que materializem os benefícios esperados pela infovia.

O projeto, vencido por pregão de um edital público, prevê a utilização de 1,5 mil links de acesso à internet com velocidade variando de 4 Mbps a 100 Mbps e 600 modems para dados móveis quando estiver totalmente finalizado. O grupo Binário fornecerá à Aloo Telecom equipamentos de redes e segurança, além de monitorar e garantir o gerenciamento de toda infovia que está sendo construída.

Para as redes, serão instalados os roteadores MX5 3D Universal Edge da Juniper Networks, que são compactos e oferecem alto desempenho, além de facilidade para realizar upgrades, devido sua arquitetura escalável. Fornece aos clientes a capacidade de dimensionar largura de banda, assinantes e serviços, acomodando requerimentos para crescimento futuro de 20 Gbps a 80 Tbps, para atender todos os requisitos técnicos e de negócios, com total proteção dos investimentos.

Segurança de rede

Um outro fabricante estratégico nesta solução oferecida pela Binário à Aloo Telecom é a Fortinet. O FortiGate-1500D é um appliance de segurança de rede e ideal para uso tanto como um firewall de próxima geração (NGFW) quanto um firewall de alto desempenho para data centers. Ele oferece alto "throughput" de firewall e baixíssima latência, bem como proteção contra ameaças de próxima geração e controle sobre mais de três mil aplicações. Ele evita "gargalos", portanto.

Para uma proteção robusta para ambientes agressivos, o FortiGate Rugged 60D cumpre todas as normas de desempenho e confiabilidade necessárias para operar em ambientes exigentes, como o da Aloo Telecom. Ele foi projetado para operar de forma confiável em condições elétricas e ambientais adversas, incluindo altos níveis de interferência elétrica e de radiofrequência, assim como temperaturas. Finalmente, o FortiManager-4000D gerencia até 4 mil dispositivos de rede e domínios administrativos. Ele inclui e cuida de políticas globais de segurança também.

"Para que isso fosse viável, o grupo Binário investiu em um NOC próprio em Maceió, com profissionais locais – o que gerou empregos na região. Inicialmente, foram seis funcionários contratados, com o apoio de outros especialistas alocados em São Paulo", explica Rubens Acevedo, gerente de projetos do Grupo Binário e responsável pelo contrato.

O NOC é um centro de operações que pode monitorar todo o ambiente de TI, bem como toda infraestrutura de tecnologia e telecomunicações (links, circuitos, roteadores, servidores, etc.) do cliente, a fim de assegurar que o serviço oferecido, em todos os níveis, corresponda ao necessário para a atividade da organização. Ele engloba toda a infraestrutura de TI da Nova Infovia: desde os computadores, roteadores, gateways, servidores, rede, links de dados e computação em nuvem, e poderá ser aplicado em serviços de operação de data centers, backups e batch jobs.

Primeira fase

A primeira parte do projeto inclui o ponto de acesso principal (PAP), onde chegarão as conexões de alta velocidade dos pontos dos clientes e da Internet, e onde serão implantados os demais equipamentos e serviços da solução.

Além disso, conta com todos os pontos de acesso secundários (PAS), pontos de acesso clientes (PAC); pontos de comunicação VoIP, serviço de internet dedicado, serviço de videoconferência; o NOC, responsável pela segurança, gestão e expansão dos produtos e serviços da infovia, os serviço de relacionamento com clientes (service desk) e suporte técnico especializado.

"Com o novo serviço, o governo de Alagoas passará a contar com uma conectividade melhor entre os seus órgãos e secretarias, além de uma Internet mais rápida e mais barata. E, com isso, poderá prestar um serviço melhor para a população alagoana", explica Felipe Cansanção, diretor-executivo da Aloo Telecom.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.