Automação robótica vai além da aquisição de ferramentas

0

Desde a vigência do isolamento social em função da pandemia causada pelo coronavírus, a automação tem sido um dos temas mais abordados dentro das organizações em função do aumento do uso das ferramentas de tecnologia, principalmente para facilitar o trabalho remoto. Segundo o Gartner, o mercado de automação deve crescer 57% ao ano e até 2022 atingirá investimentos de até US$2.4 bilhões.

A automação robótica é uma solução voltada para atividades repetitivas e estruturadas por meio do auxílio de um software ou robô. Seus benefícios são a redução de custo operacional, escalabilidade e a possibilidade que oferece aos trabalhadores de realizar atividades que exigem raciocínio e criatividade.

Porém, de maneira equivocada o mercado acaba vinculando a tecnologia à evolução e desta forma, há um consenso de que a adoção de uma ferramenta promoverá por si só a melhoria de processos. A automação robótica faz parte de um conceito maior, exigindo da organização que a adota a revisão e otimização de processos. Além disso, é essencial treinar, gerenciar e envolver as pessoas, tanto as que terão suas atividades afetadas diretamente, quanto as que receberão novas tarefas.

A convergência entre produto, processo e pessoas é o que garante o sucesso de projetos de automação robótica. É importante ter em mente que a automação não consiste em substituir as pessoas, mas sim em criar uma nova forma de trabalho combinando as melhores habilidades de pessoas e robôs, o que irá promover a capacidade analítica e de processamento, o trabalho continuo, a otimização do tempo e ainda, uma série de recursos. O robô otimiza o trabalho das pessoas e é a combinação destes dois fatores que vai fazer as empresas evoluírem.

Quanto mais organizado o processo melhor a tarefa é desempenhada pelo robô e por isso, a automação robótica funciona de maneira mais efetiva e fluida quando controlada por uma plataforma de gestão de processos. Ela faz com que os procedimentos sejam mais estruturados, controlados, acompanhados e mensurados.

As plataformas de automação podem ser voltadas para uma interface humana, para interface de robôs em processos complexos, orientadas para a camada de dados para conectar e digitalizar as informações físicas e ainda para os recursos de inteligência artificial que agregam valor às plataformas internas e aplicações de mercado, incorporando todos os dados. Cada uma delas se aplica às diferentes operações.

Um exemplo de processo que pode utilizar uma automação robótica é o caso de um robô que acessa o site de uma operadora de telecomunicações e gera a segunda via do boleto para pagamento da conta mensal, que é enviada para o cliente solicitante de maneira automática. Desta forma, o atendente de plantão pode resolver uma questão crítica, que necessita de um olhar humano para a solução de problemas que requeiram mais empatia.

Para que os projetos de automação robótica tenham sucesso é muito importante a execução da prova de conceito. Nesta etapa, é preciso entender o que é relevante para a empresa em uma produção de sucesso que seja escalável. Além disso, é essencial não fragmentar o projeto visualizando cada etapa como uma série de automações, o melhor é que se faça uma mudança de ponta a ponta. Outra questão relevante é a necessidade de otimização do processo a ser desempenhado pelo robô. Quanto mais estruturado e detalhado, melhor será sua execução.

Além disso, para medir o retorno sobre investimento, trate o robô como um analista real e com isso você ainda pode garantir a governança do projeto. Visualizá-lo desta forma faz com que se tenha um registro de todas as atividades realizadas e do esforço do robô, tornando o ROI tangível. Esta orientação oferece suporte para mostrar o volume de atividades desempenhadas e permite saber o momento em que esse projeto trouxer retorno sobre o investimento.

Caio Vicente, líder comercial da TOPdesk no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.