Publicidade
Início Notícias Gestão Estudo: Pandemia empurrou empresas para a inteligência artificial

Estudo: Pandemia empurrou empresas para a inteligência artificial

0
Publicidade

A FICO realizou em parceria com a empresa de inteligência de mercado Corinium uma pesquisa mundial sobre tendências de aplicação da inteligência artificial (IA) em tempos de coronavírus. Foram entrevistados mais de 100 diretores de dados e analíticos de grandes empresas globais, sendo que 57% apontaram que a pandemia ampliou a demanda por soluções que aplicam IA, graças a um cenário de incerteza que exige cada vez mais resiliência e capacidade de adaptação. 63% dos executivos também admitiram que começaram a escalar recursos de IA em suas organizações.

O estudo destacou, no entanto, que há diversas barreiras que impedem a expansão da IA nas empresas. 93% dos entrevistados disseram que questões éticas devem ser superadas para que seja possível impulsionar a adoção da IA em suas organizações, e 65% destacaram que formar uma equipe com as habilidades certas é uma barreira grande ou média. Integração de novas tecnologias com sistemas legados (62%) e riscos regulatórios e de conformidade (60%) aparecem também entre os principais desafios.

A questão ética foi citada pela maioria absoluta dos executivos como uma grande barreira para adoção da IA, sendo que metade admitiu que sua empresa adotou regras rígidas de governança e gerenciamento de modelos para apoiar o uso ético da IA. No entanto, o estudo indicou que há um longo caminho pela frente, pois 67% dos executivos declararam que não monitoram seus modelos para garantir uma precisão contínua.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile