Automatização: o caminho para extrair o verdadeiro potencial das equipes

0

Avanços recentes no campo da automatização de softwares permitiram transformar o potencial humano e sua produtividade. Isto porque esta disciplina contribui substancialmente para eliminar funções repetitivas e manuais de nosso dia a dia, fazendo com que profissionais possam focar suas atenções em realizar trabalhos de maior impacto livres de erros manuais e com mais eficiência. Em um mundo cada vez mais permeado pela tecnologia, especialmente em tempos de pandemia, o número de empresas que recorre às automatizações por meio de sistemas operacionais de trabalho para obter ganhos de produtividade vem aumentando. Hoje, são inquestionáveis os benefícios que esta mudança de paradigma pode trazer para as organizações quando implementada adequadamente.

Graças ao desenvolvimento exponencial das funções de automatização, equipes de qualquer indústria são capazes de usá-las para aumentar a produtividade delegando tarefas operacionais a robôs e ferramentas de software que, por meio de machine learning, são capazes de estabelecer padrões para otimizar múltiplos processos e assegurar que colaboradores tenham uma experiência de trabalho satisfatória, uma vez que se sentem empoderados para agir de forma mais estratégica para alcançar suas metas. Ainda, as empresas também capacitam seus funcionários para tomarem decisões relevantes.

Para se ter uma ideia do quanto a falta de automatizações afeta o dia a dia das equipes, de acordo com o estudo "Lives: The State of Automation in the Workplace" conduzido pela monday.com nos Estados Unidos, tarefas manuais se tornaram o inimigo número um da produtividade nos negócios. Isto porque 70% dos respondentes deste levantamento afirmaram que "adorariam" que as automatizações fossem implementadas em suas empresas para completar tarefas rotineiras de trabalho, enquanto que 57% dos respondentes confessaram que já sofrem com níveis de stress severos por causa da ausência de processos automatizados.

Há incontáveis oportunidades que o processo de automatização oferece. No entanto, há quatro delas que gostaria de expor, as quais consideramos bastante pertinentes:

 Mais precisão

Tomemos como exemplo o departamento de vendas de uma empresa. Anteriormente, boa parte dessas vendas eram significativamente impactadas por erros de cálculo e informações imprecisas que frequentemente custavam milhões às organizações. Hoje, graças à automatização, empresas como Uber, Adobe, NuBank e Unilever estão alcançando suas metas muito mais rápido e de maneira mais eficiente devido a processos inteligentes capazes de aprimorar a precisão das informações. De acordo com um estudo recente da McKinsey, empresas consideradas early adopters da automatização de vendas relataram aumentos consideráveis no nível de satisfação de clientes e aumentos de 10 a 15% em eficiência, além de um potencial incremento de vendas de mais de 10%.

Flexibilidade

Talvez a grande vantagem para uma empresa apostar nas automatizações é a capacidade de customizá-las da forma que melhor se encaixa às suas necessidades.

Um exemplo disso é o sistema operacional de trabalho da monday.com (Work OS), que permite que as organizações de qualquer tamanho possam criar ferramentas e processos para gerenciar qualquer aspecto de suas atividades, desde o simples envio de invites para reuniões até a criação de bases de dados centralizadas e sofisticadas, reduzindo o tempo necessário para reunir informações para a execução de projetos. Ao eliminar as partes repetitivas e tediosas inerentes ao seu trabalho, tudo o mais se torna mais fluido.  

Processamento ágil

Plataformas como um Work OS podem ser aliadas importantes na redução, por exemplo, da quantidade insana de reuniões e e-mails que todos temos que lidar em nosso dia a dia. Isto porque sua vasta gama de automatizações dinamiza esta troca de informações e dá aos funcionários tempo considerável para poder executar tarefas cujo impacto será mais significativo e estratégico, como desenvolver trabalhos mais criativos e ideias mais inovadoras.

Apenas para entendermos melhor o que estamos falando aqui, tomemos como exemplo um case relevante da monday.com. Nossa equipe mapeou todas as ações em nosso Work OS durante doze meses encerrados em 31 de março de 2021 e descobriu que mais de 800 milhões de ações manuais foram evitadas graças à automatização. E mais: ao final de abril, era possível dizer que 95% de nossos clientes Enterprise usaram mais de 50 automações como parte de seus fluxos de trabalho. Isto nos dá uma ideia do quão ágil e eficiente nosso trabalho pode ser. 

Customer Services melhores

A percepção de valor de sua marca perante seus clientes tende a aumentar quando proporcionar uma melhor experiência for (de fato) a prioridade número um de uma companhia. Sabemos que isso não é uma tarefa fácil, já que exige dedicação e sinergia entre todos os departamentos para que seja uma realidade. É aí que, novamente, a automação entra em cena. Ferramentas cujo princípio ativo acontece via inteligência artificial podem melhorar enormemente a comunicação e os customer services, já que a maior parte das tarefas operacionais são processadas nestes sistemas e, com isso, os colaboradores podem se concentrar nas demandas dos clientes e aperfeiçoar sua experiência com a marca de ponta a ponta.

Como podemos ver, a automação não apenas melhora a efetividade de uma organização como também aumenta a produtividade e satisfação de todos os funcionários. Empresas como Google, Facebook, Amazon e Deezer atingiram níveis consideráveis de engajamento dos funcionários por meio desse processo e se sua organização ainda não recorre a este tipo de sistema, é hora de considerar esta opção como um de seus drivers de sucesso.

Brunno Santos, diretor de Canais da monday.com no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.