Cooperativa Ailos se une a Topaz e AWS para implantação de novo core bancário em nuvem

0

O Sistema Ailos, em colaboração com Amazon Web Services (AWS) e Topaz, está iniciando a implementação de sua jornada para computação em nuvem do novo core bancário das 13 cooperativas singulares que compõem o Sistema Ailos.

Essa é a etapa fundacional do Programa de Transformação Digital pelo qual o Sistema está passando, conforme previsto no planejamento estratégico dos próximos 10 anos. No total, essa jornada conta com 16 iniciativas, sendo essa a maior delas. Com a conclusão do trabalho, os produtos e serviços serão incluídos, gradativamente, dentro da nova plataforma tecnológica. A iniciativa vai impactar mais de 1 milhão de cooperados, número que deve dobrar até 2025.

"Além da estratégia de troca do core bancário, inteligência de dados e jornada para a nuvem, buscamos excelência em integrações e no aprimoramento da cultura e inovação como pilares para o programa de transformação digital. Isso nos dará velocidade e flexibilidade para o crescimento, desenvolvimento de novos produtos e uso de novas tecnologias", explica o diretor de Tecnologia da Central Ailos, Hélio Cordeiro Mariano.

Jornada para a nuvem

A computação em nuvem é elemento fundamental para a transformação digital de empresas, instituições, governos e sociedade. Estudos de mercado mostram que apenas cerca de 5% do investimento total de TI nas companhias em todo o mundo é em nuvem.
No Sistema Ailos, essa jornada será feita juntamente com a Amazon Web Services (AWS), oferta de serviços de computação em nuvem mais abrangente e amplamente adotada do mundo.

A empresa faz parte do grupo Amazon e conta com mais de 200 serviços de computação, processamento, armazenamento, análise de dados, inteligência artificial, entre outros. "A jornada para nuvem é muito importante para nós como Sistema Ailos, e acreditamos que estar junto com a AWS neste processo trará inúmeros benefícios em curto, médio e longo prazo para nossos cooperados", diz Mariano.

As vantagens da computação em nuvem são inúmeras. A agilidade vem da possibilidade de implantar serviços de tecnologia em questão de minutos e passar da ideia à implementação com agilidade em várias ordens de grandeza, acelerando processos de inovação dentro das empresas. Também não é preciso provisionar recursos em excesso para absorver picos de atividades sazonais. O uso de recursos é alinhado à necessidade, com a possibilidade de aumentar ou diminuir instantaneamente a escala de acordo com a evolução das demandas. O modelo de pagamento conforme o uso é outra das vantagens da nuvem.

Novo core bancário

Além disso, integrando as ações para a transformação digital, o Sistema passará a contar com um novo core bancário, em parceria com a Topaz, uma plataforma de negócios financeiros de alta tecnologia. O Topaz Banking é uma solução totalmente flexível, que possibilita o desenvolvimento de produtos de acordo com as necessidades de negócio. Possui uma linguagem própria, desenvolvida em JAVA e JEE, que permite sua integração com outros sistemas, de maneira simplificada e dinâmica.

O core tem a capacidade de processar todos os produtos de contas e empréstimos com escalabilidade e robustez, entregando contabilidade transacional em tempo real e outros elementos que facilitam a transformação digital de qualquer tipo de instituição financeira. O Topaz Banking irá substituir o sistema atual do Sistema Ailos, trazendo novos negócios e colocando a infraestrutura tecnológica em um novo patamar.

"A Topaz trabalha diariamente para oferecer a solução de core banking mais moderna e segura do mercado financeiro a nível global. Ser sócio estratégico do Ailos em seu processo de transformação digital é desafiador e gratificante. Estamos muito comprometidos em apoiar nossos clientes nos desafios de agora e de amanhã. O Ailos terá uma solução robusta, moderna e flexível, produzindo experiências contínuas e consistentes, estando preparada para oferecer inovação aos seus clientes atuais e futuros," afirma o CEO da Topaz, Jorge Iglesias.

A proposta de melhoria é para que o Sistema tenha um portfólio maior de produtos sendo entregue de forma rápida e eficaz. "A velocidade e o dinamismo do mercado requerem uma rápida adaptabilidade das organizações, isto que buscamos com a transformação digital. A pandemia nos trouxe uma série de desafios e com ela apareceram vários novos nichos de mercado. Se não estivermos aptos a 'pivotar' nossa estratégia olhando tecnologia, perdemos mercado perante as demais organizações", finaliza o gerente de Transformação Digital da Central Ailos, Fernando Klock.

Todo este movimento tecnológico tem como objetivo otimizar a experiência dos cooperados no âmbito digital e presencial, garantindo a expansão e o crescimento sustentável previsto no planejamento estratégico do Sistema. Os canais digitais serão complementados com novos produtos, serviços e facilidades, adequados às necessidades da comunidade. "Ampliar um relacionamento próximo, inclusive no digital, é o compromisso do Sistema Ailos", finaliza Fernando.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.