Fundo de Impacto do Instituto Votorantim faz aporte em startup de monitoramento ESG

0

O iV Ventures, fundo de impacto socioambiental do Instituto Votorantim (iV), anuncia seu primeiro aporte. A startup escolhida foi a DEEP, plataforma de mensuração de impacto ESG corporativo, voltada para atender a demanda por avaliação, monitoramento e reporte de grandes e médias empresas. A rodada contou também com os fundos FRAM Capital e NINT, totalizando 9 milhões de reais de investimento em capital semente na startup.

Lançado no dezembro de 2021, o iV Ventures está voltado para startups de impacto em fase inicial e é um dos primeiros a se posicionar como um "venture philanthropy", conceito ainda novo no Brasil, que combina capital semente mais tolerante ao risco voltado a iniciativas que endereçam questões socioambientais. O fundo tem sob gestão 20 milhões de reais destinados a empreendedores com soluções com o mínimo produto viável (MPV) em três setores estruturantes para o país: água e saneamento (AES), economia de baixo carbono (EBC) e habitação de interesse social (HIS).

Os três segmentos foram escolhidos também considerando a escassez de capital semente disponível para essas áreas e a necessidade de impulsionar os ecossistemas, apoiando os empreendedores dedicados ao desenvolvimento de tecnologias disruptivas que podem contribuir para a resolução de problemas estruturais do Brasil.

"O propósito do iV Ventures é impulsionar o ecossistema de negócios de impacto, trazendo um capital mais paciente e com maior tolerância a risco, para iniciativas de impacto em estágio inicial. O objetivo é dar musculatura aos empreendedores e prepará-los para acessar outros bolsos de capital privado, como venture capital, futuramente", diz Cloves Carvalho, diretor-presidente do Instituto Votorantim.

Esse foi o primeiro aporte do fundo, que prevê pelo menos mais dois novos investimentos em 2022. Os primeiros investimentos em cada startup variam de 50 mil a 250 mil reais (para EBC, valor vai até 500 mil reais). Nos follow-nos (aportes posteriores) é possível chegar até 1,5 milhão de reais. Além do apoio financeiro, o iV Ventures pode conectar as startups com as empresas da Votorantim e outras iniciativas do ecossistema, bem como no monitoramento e mensuração do impacto, expertises adquiridas ao longo de 20 anos de atuação do iV em projetos socioambientais.

Empreendedores com interesse em participar da seleção podem entrar em contato através do email para startups@institutovotorantim.org.br

ESG FORUM

A TI INSIDE promove dias 10 e 11 de agosto, no período da manhã, no formato virtual, a 2a edição do ESG FORUM, onde serão debatidos todos os temas relativos à agenda ESG. Anote no seu calendário. As inscrições são gratuitas. Mais informações em https://esgforum.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.