Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Ocyan Waves Booster seleciona três cleantechs para aceleração

Ocyan Waves Booster seleciona três cleantechs para aceleração

0
Publicidade

A Ocyan selecionou três startups para seguir adiante em seu programa Booster, que faz parte da plataforma de inovação Ocyan Waves. As startups são a Atlas Power, de Florianópolis (SC); TidalWatt, de Santos (SP) e CarbonAir Energy, do Rio de Janeiro (RJ). A principal meta do programa é oferecer mentoria de qualidade e uma jornada de aceleração personalizada, baseada no método dos 24 steps for entrepreneurship, do MIT, para que elas se desenvolvam e estimulem o crescimento das cleantechs no ecossistema brasileiro de inovação. As cleantechs também receberão um apoio financeiro. 

“Mapeamos startups conectadas com o nosso compromisso de dedicar 25% do negócio a projetos de energia limpa até 2040. Esses empreendedores apresentaram potencial de, ao fim da aceleração, nos abrir oportunidades de parceria e/ou investimento”, explica Patrícia Grabowsky, gerente de inovação da Ocyan. 

O Ocyan Waves Booster tem como objetivo impulsionar startups ainda em estágio de validação e que tenham soluções conectadas a temas como o ar e meio ambiente, eficiência energética, armazenamento de energia e energia limpa. O programa busca ampliar o olhar da Ocyan para a diversificação da matriz energética e alavancar o ecossistema de startups voltadas a energia limpa no país, que ainda é bem pequeno – 102 cleantechs ativas, de acordo com mapeamento realizado pela ABStartups, de 2021. 

“A jornada de aceleração personalizada conta com um processo robusto de mentoria. Os mentores serão integrantes da Ocyan, divididos em mentores executivos, profissionais da nossa alta liderança que estão ligados diretamente às startups selecionadas, sendo um mentor padrinho que acompanha exclusivamente a startup durante todo o programa, e contamos ainda com um time de mentores especialistas, para apoiar o processo de aceleração, além de parceiros que vão estar com os empreendedores ao longo do programa”, complementa a executiva. 

A aceleração oferecida pelo Ocyan Waves Booster terá um ciclo de seis meses, finalizando em janeiro do ano que vem, diferente do que acontece no Ocyan Waves Challenge, onde as startups maduras têm a oportunidade de testar a solução alocada em um desafio da Ocyan durante um piloto que pode durar de três meses até um ano. 

“Este é o primeiro programa de aceleração da Ocyan, mas com a avaliação que fizemos até aqui, já sabemos que com certeza teremos novas edições, sempre observando as oportunidades no ecossistema”, destaca Patrícia. Ela lembra ainda que a escolha das cleantechs para o lançamento do programa é também uma forma de incentivar a criação de mais startups ligadas a energia limpa por todo o país, uma vez que reforça os espaços e oportunidades de crescimento dessa categoria. 

Selecionadas 

As três startups participaram de um Pitch Day, foram escolhidas com a ajuda de líderes da empresa e validadas por um comitê executivo. A catarinense Atlas Power vem desenvolvendo tecnologias inovadoras em mobilidade elétrica e energia renovável. A santista TidalWatt possui tecnologia patenteada para a geração de energia elétrica a partir de correntes marítimas. Já a carioca CarbonAir Energy é a primeira startup no Brasil a desenvolver tecnologias para captura e utilização de CO2. 

“Esperamos que o programa de aceleração Ocyan Waves Booster possibilite que nossas soluções tecnológicas inovadoras tragam um impacto positivo para o setor de energia e meio ambiente”, esclarece Diogo Seixas, da Altas Power. Já Maurício Queiroz, da TidalWatt, acredita o valor principal do programa de aceleração será o acesso à rede de conexões e ao mercado, aliado à possibilidade de captar recursos de investimentos e parceria com a Ocyan. Por fim, José Adolfo, da CarbonAir, espera que o programa impulsione a startup, além de representar uma oportunidade de construir parcerias e ampliar os conhecimentos sobre o mercado. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile