Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Pesquisa revela que tecnologia é a chave para lidar com a rotatividade...

Pesquisa revela que tecnologia é a chave para lidar com a rotatividade de funcionários

0
Publicidade

A Adobe Document Cloud lança relatório “The Future of Time: Hybrid Workplace”, que examina os desafios e oportunidades desta nova era de trabalho híbrido nos EUA. Entre as descobertas da pesquisa está a tecnologia como fator a ser analisado na procura de novos empregos. Dos 1.400 entrevistados, 72% dos funcionários e 88% dos gerentes pesquisados dizem que o acesso a ferramentas digitais modernas é um fator chave na avaliação de novos empregos.

Dessa forma, a tecnologia pode ser uma chave para lidar com a rotatividade de colaboradores que sobrecarrega os demais colegas, 61% dos funcionários sentem um aumento do esgotamento como resultado das demissões, e esse sentimento foi ainda maior entre os que disseram não ter acesso às tecnologias.

“Dado que 1 em cada 3 funcionários dizem que provavelmente buscarão um novo emprego no próximo ano, as empresas devem considerar atualizar sua tecnologia para tornar o local de trabalho híbrido mais produtivo e tornar o trabalho de todos mais impactante, independentemente da localização. A hora de fazer essas mudanças não é agora – é ontem”, explica o Senior Channel Manager da Adobe no Brasil, Eduardo Jordão.

A pesquisa foi feita com 1.400 funcionários e gerentes de grandes, pequenas e médias empresas para obter opiniões sobre trabalho híbrido, tecnologia e o futuro da produtividade. Confira abaixo outros insights apontados na pesquisa:

Desafios e oportunidades que chegam junto com a tecnologia

Apesar das vantagens que os recursos tecnológicos podem oferecer, principalmente na construção de um modelo de trabalho híbrido, há um grande obstáculo na manutenção das soluções. A pesquisa da Adobe indica que profissionais que dividem o tempo entre casa e escritório gastam cerca de 5 a 7 horas por semana solucionando problemas ou configurando tecnologia.

Dos maiores desafios da transição para o trabalho híbrido, quase 70% dos funcionários citaram a tecnologia – incluindo configuração, colaboração de arquivos e solução de problemas, como Wi-Fi irregular no escritório e em casa e edição de documentos compartilhados entre colegas híbridos.

Uma tecnologia melhor pode ajudar a preencher a lacuna de engajamento funcionário-gerente

À medida que mais empresas lançam novas políticas de retorno ao escritório, há uma clara desconexão entre como gerentes e funcionários se sentem em relação a esse cenário. A tecnologia explica parte da desconexão entre os gerentes e suas equipes. Segundo a pesquisa da Adobe Document Cloud, um terço dos funcionários se sentiram reprimidos por gerentes que usavam tecnologia desatualizada ou que sofriam para usar ferramentas de colaboração modernas.

Apenas 1 em cada 2 dizem sentir que seu gerente é um pouco experiente em tecnologia. Muitos desses funcionários também relataram estar mais sobrecarregados com o tempo e menos produtivos no trabalho por causa de sistemas tecnologicamente ineficazes. “Porém, o estudo revela que gerentes e funcionários estão alinhados sobre o quanto mentalidades flexíveis e digitais podem realmente capacitar as equipes e tornar o ambiente corporativo melhor e mais produtivo”, esclarece Jordão.

A pesquisa aponta que tanto os gerentes quanto os funcionários são a favor de horários de trabalho flexíveis, retorno parcial ao presencial, licenças médicas e a atualização das tecnologias existentes no escritório para tornar o trabalho híbrido para todos. “O que está claro é que as empresas precisam reconhecer a importância de ouvir os funcionários para entender o que os capacitaria mais e os estilos de trabalho que fazem sentido para cada organização”, conclui Jordão.

DIGITAL WORKPLACE FORUM

A TI Inside realizará nos dias 13 e 14 de dezembro, de forma 100% digital e gratuita, a 4a edição do Digital Workplace Forum, evento que vai discutir o desenvolvimento do trabalho digital, que resultaram em profundas transformações no ambiente de trabalho, impactando a economia, as organizações e a sociedade como um todo.

As inscrições podem ser feitas no link: https://tiinsideplay.com.br/inscricao/

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile