Brasil é líder na América Latina em envio de spam

0

O Brasil lidera entre os países da América Latina no envio de spams, respondendo por 36,3% do total de mensagens indesejadas enviadas na região. O segundo colocado é o México com 18,10%, de acordo com relatório de cibersegurança divulgado pela Trend Micro. O estudo destaca que a razão de o Brasil ocupar o topo do ranking pode ser explicada pelo alto número de sistemas desprotegidos que tornam redes mais vulneráveis a disparos de spams.

A falta de conhecimento sobre os reais riscos do phishing e dos spams também torna a população local mais vulnerável a crimes de engenharia social e ataques baseados em e-mails. Outro dado do estudo é que 58% das URLs maliciosas da América Latina estão hospedadas no Brasil, sendo que no México estão 12,35%.

O levantamento também aponta que o Brasil possui um número crescente de malware. O ataque do tipo Downad, conhecido também como Conficker, que viola servidores com usuário e senha, foi identificado mais de 52 mil vezes em um ano no país. A disseminação desse malware mostra que a maioria dos usuários de internet do país ainda recorre ao uso de software pirata, de acordo com a pesquisa, já que o software pirata não pode ser atualizado com as últimas correções, ficando, assim, expostos. A Trend Micro também detectou, somente em maio, 39 servidores de comando e controle no país, que controlam botnets, agentes de softwares que executam automaticamente uma ameaça.

A pesquisa ressalta ainda que o Brasil aparece em sexto lugar no mundo como país em que as pessoas estão mais expostas a riscos à privacidade por uso de aplicativos móveis. No primeiro trimestre foram criados dez novos tipos de phishing especificamente para ataques a smartphones. Os tipos mais comuns são os que criam uma botnet Android.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.