Gabinete de comércio do Reino Unido investiga compra do Waze pelo Google

0

Depois de a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) ter aberto inquérito para investigar a compra do aplicativo de trânsito Waze pelo Google, agora é o Gabinete de Comércio Justo do Reino Unido (OFT) que resolveu averiguar a transação. Segundo o jornal britânico The Guardian, por conta do grande número de usuários mundialmente atingidos pelo Waze, o Google pode ser condenado por prática anticompetitiva no mercado de serviços de mapas.

O Waze diz possuir mais de 50 milhões de usuários diretos em todo o mundo, além de também fornecer dados de tráfego ao serviço de mapas da Apple para iPhone e iPad. Com isso, se o Google dominar mais de 25% do mercado ou obter um volume de negócios acima de US$ 100 milhões no Reino Unido, o OFT pode obrigar a companhia a fazer desinvestimentos para garantir condições equitativas aos rivais. Em contato com o gabinete, o jornal inglês não obteve resposta sobre a definição de "mercado relevante", que definirá o negócio do Google com o Waze.

O inquérito americano, por sua vez, foi aberto poucos dias após o anúncio da aquisição, depois de a organização de defesa dos consumidores Consumer Watchdog solicitar ao Departamento de Justiça (DOJ) a anulação do negócio. A FTC ainda está avaliando os efeitos da compra na concorrência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.