Novos dados do prospecto atualizado do Alibaba para sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) na Bolsa de Nova York, revelam que o gigante chinês de comércio eletrônico teve um forte salto nas vendas do segundo trimestre, encerrado em 30 de junho, e um aumento de dez vezes em sua receita com mobilidade, particularmente.
De acordo com documento enviado nesta quarta-feira, 27, à Securities and Exchange Commission (SEC), órgão regulador do mercado de capitais dos EUA, a companhia encerrou o período com lucro líquido de 12,4 bilhões de renmibi (o equivalente a US$ 2 bilhões), quase o triplo que os 4,4 bilhões de renmibi (US$ 715,2 milhões) apurados no mesmo trimestre de 2013. Já a receita do Alibaba cresceu 43%, de 9,19 bilhões de renmibi (US$ 1,5 bilhão) para 13,3 bilhões de renmibi (US$ 2,15 bilhão).
A receita com mobilidade no segundo trimestre expandiu quase dez vezes em relação ao segundo trimestre do ano passado, de 240 milhões de renmibi (US$ 39 milhões) para 2,45 bilhões de renmibi (US$ 398,2 milhões). A receita com transações móveis respondeu por 19,4% da receita total no trimestre, ante apenas 2,8% no ano anterior. Os usuários ativos mensais via dispositivos móveis teve alta de 38% ano a ano, totalizando 188 milhões.
No prospecto atualizado, a companhia disse também que espera "continuar a fazer investimentos e aquisições estratégicas" relacionadas à mídia móvel, digital e outros serviços, que podem "afetar nossos resultados financeiros futuros, inclusive por reduzir nossas margens e lucro líquido."