Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Nuvem privada será preferência de 76% dos gestores de TI no país...

Nuvem privada será preferência de 76% dos gestores de TI no país até 2019, diz estudo

0
Publicidade

Embora o padrão atual de evolução da adoção da nuvem no Brasil não disponha de nenhum modelo predominante, a previsão é de que esse cenário mude entre dois e cinco anos, de acordo com pesquisa encomendada pela Capgemini à Coleman Parkes Research, realizada com 415 executivos de tecnologia de médias e grandes empresas instaladas no país dos setores público, de consumo, varejo, financeiro, manufatura, energia e telecomunicações, entre março e abril.

Atualmente, as empresas menores tendem a usar a nuvem pública, enquanto as médias e as grandes dão preferência às nuvens híbridas. Assim, 26% dos entrevistados afirmaram não ter nenhuma preferência por um modelo específico de nuvem. Em seguida, a opção varia entre a nuvem pública – o modelo mais atraente, com 24% – privada para as instalações da empresa (18%), híbrida (18%, pública e privada) e privada gerenciada por terceiros (14%).

Porém, segundo o estudo, existe uma tendência de migração gradual da nuvem pública em favor de uma grande variedade de modelos privado e híbrido. Se os modelos privados internos e externos e os híbridos forem combinados, a estimativa é de que, até 2019, o padrão privado seja a opção de 76% dos entrevistados, deixando a nuvem pública “pura” com apenas 17% (caindo de 24% para 20% e, posteriormente, para 17%). Os demais devem, ainda, decidir sobre a sua abordagem preferida.

“A tendência é que, em pouco tempo, a maioria das empresas passe a adotar a nuvem híbrida, devido à quantidade de aplicações e capacidade de armazenamento que podem ser processadas na nuvem pública”, afirma o diretor de soluções integradas da Capgemini no Brasil, Gustavo Trevisan, um dos coordenadores da pesquisa.

Outros pontos analisados no relatório foram o modelo de entrega de Software como Serviço (SaaS), utilizado atualmente por 73% das empresas que adotam a nuvem, e o aumento do modelo de Enterprise App Store (Loja de Aplicações Corporativas) – mais de 70% dos executivos têm ou planejam desenvolver esse formato. Além deles, o modelo de Infraestrutura como Serviço (IaaS) deve crescer e alcançar o amadurecimento (um salto dos atuais 55% para 88% entre os que pretendem implementá-lo em dois anos); já o de Plataforma como Serviço (PaaS) é a escolha atual de 39% dos entrevistados, com outros 34% que planejam utilizá-lo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile