Portais colaborativos e uma nova era para a imprensa

0

A popularidade das redes sociais se deve, em parte, à vontade que as pessoas têm de se expressar publicamente. Neste sentido, plataformas como Facebook e Twitter dão ao cidadão comum a oportunidade de interagir, compartilhar e publicar suas próprias opiniões sobre os mais variados assuntos de seu interesse.

Nesse ambiente de participação coletiva, a produção e a distribuição de conteúdo na internet têm migrado de um fluxo unilateral, que parte dos meios de comunicação tradicionais para atingir o público, para uma estrutura em rede, na qual cada usuário colabora na criação e difusão da informação.

É nesse contexto de democratização da informação que o jornalismo do novo século passa por um processo de atualização do seu modelo de produção de conteúdo, oferecendo espaço para o internauta colaborar diretamente na redação e publicação de notícias.

Atentos à nova realidade que se impõe, alguns portais de notícia já aderiram a esse modelo inovador de geração de conteúdo colaborativo. É o caso de grandes veículos como Forbes.com e The Street, das páginas de cultura e entretenimento BuzzFeed e Entertainment Weekly, e do canal esportivo Bleacher Report.

Para se ter uma ideia, o sucesso do modelo colaborativo do Bleacher Report resultou, em agosto de 2012, na sua aquisição pelo grupo Time Warner, por US$ 200 milhões. À época, a companhia reforçou sua própria cobertura esportiva apoiada na rede de colaboradores formada naquele portal.

Outro portal de renome, a Forbes aperfeiçoa seu modelo de produção colaborativa, que já dispõe de uma base sólida de 1.300 colaboradores, acompanhados por um quadro editorial de 40 profissionais fixos encarregados de analisar e monitorar o conteúdo publicado no site.

Não podemos deixar de mencionar ainda o êxito particular do Huffington Post. Lançado em maio de 2005, o portal foi precursor no modelo colaborativo e tão logo se tornou um dos sites de maior audiência dos EUA, sendo listado, no ranking Alexa, entre 100 sites mais acessados do mundo. O Huffington Post foi comprado em fevereiro de 2011 pela AOL por US$ 315 milhões.

Neste modelo, a princípio, o repórter colaborador é um cidadão comum como eu e você, que, com certa habilidade em redigir sua opinião sobre um assunto de caráter público, dispõe da possibilidade de associar seu nome, assinatura e opinião à marca do site em que participa. Mas a tendência é que o colaborador ativo, aquele que posta notícias diariamente e obtém um número crescente de acessos, faça carreira dentro do portal, conquistando até espaço privilegiado e, muitas vezes, remuneração calculada com base na audiência de suas postagens.

Vale ressaltar que a cobertura participativa, desde suas origens sob o formato User-Generated Content (UGC, "Conteúdo Gerado pelo Usuário", em tradução livre), passou por um processo de reformulação operacional. O UGC se estabeleceu, inicialmente, como toda contribuição à cobertura jornalística feita pelo cidadão comum, de modo não remunerado, por meio do compartilhamento de textos, imagens e vídeos nos portais de notícia. No entanto, com o tempo o desafio passou a ser como monetizar tal conteúdo, sem abrir espaço para dúvidas sobre a consistência do material publicado pelo usuário colaborador.

Foi nesse contexto que os primeiros portais colaborativos montaram suas próprias equipes editoriais, encarregadas de selecionar os internautas aptos a produzir textos, além de editar o material publicado dentro dos mesmos critérios adotados nas redações. É a moderação do conteúdo que assegura credibilidade à informação publicada.

Os portais baseados no modelo consolidado de jornalismo colaborativo começam a se firmar como a tendência do novo século para um jornalismo cidadão, que privilegia aquele que é o mais interessado na informação: o público.

Estaríamos nós diante de uma nova era na comunicação? Fica a reflexão.

Derek Hall, americano, já atuou no mercado de investimentos e como locutor de jogos de basquete. No Brasil, é o fundador do Torcedores.com, portal colaborativo de esportes

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.