Publicidade
Início Serviços Mercado (Services) Bancos se preparam para serem líderes digitais, afirma pesquisa

Bancos se preparam para serem líderes digitais, afirma pesquisa

0
Publicidade

O investimento em tecnologia, com a implementação de serviços digitais, será prioridade em 2018 para 85% das instituições financeiras, segundo o Global Banking Outlook 2018, estudo elaborado pela EY.

A pesquisa contou com a participação de 221 instituições e mostrou que atualmente apenas 19% dos bancos se consideram líderes digitais, enquanto mais da metade (62%) tem como expectativa atingir esse patamar até 2020. No Brasil, atualmente nenhuma empresa se considera líder digital.

Nesta edição do estudo, 70% dos entrevistados planejam investir em tecnologia para fortalecer seu posicionamento competitivo e ganhar participação de mercado. Outro ponto que segue em destaque nos resultados globais é a retenção de talentos. Segundo 83% dos entrevistados esta cada vez mais difícil a contratação de especialistas com formação e experiência digital.

Cerca de 12% dos entrevistados esperam um crescimento superior a 9% na receita nos próximos 12 meses e 31% nos próximos 3 anos. Da mesma forma, 7% dos entrevistados esperam mais de 9% de crescimento do ROI nos próximos 12 meses e 23% nos próximos 3 anos.

Controlar riscos e se proteger de ameaças internas e externas permanecem na lista de prioridades dos bancos, mas a maior ênfase é na melhoria do desempenho financeiro através do crescimento e otimização dos recursos.

Porém, para manter o ROI médio de 2017 de 11%, as receitas dos bancos precisariam ser aumentadas em 2,4% até 2020, isso implica em conter custos e melhorar a eficiência operacional.

“Projetada por especialistas de Câmbio e Comércio Exterior apoiados por profissionais com alto conhecimento de tecnologia de vanguarda, a suíte TreeFX BANK gera independência de fornecedores de hardware e software com economia de custos, pois preserva os investimentos efetuados em infraestrutura e recursos humanos pela empresa. Uma excelente opção para essa demanda dos bancos que querem ser líderes digitais”, ressalta Odilon Costa, CEO & Presidente da Tree Solution.

O executivo explica que esse é o único sistema do mercado projetado com técnicas avançadas de BAM (Business Activity Monitoring), SOA (Services Oriented Architecture) e EDA (Event Driven Architecture), componentes do nosso módulo Tree FT& E (Foreign Trade &Exchange Business Automation) apoiados em regras de negócio de câmbio e comércio exterior, totalmente automatizados em um poderoso workflow interno.

A suíte TreeFX BANK é uma solução completa para a automação e gestão das operações das áreas de câmbio e comércio exterior. Desenvolvida totalmente aderente à arquitetura Java EE, com o conceito de STP “Straight Through Processing”, garante o tratamento automatizado de grandes volumes de transações, com eficiência em ambientes de trabalho intuitivos e com o mínimo de intervenção humana.

Outra revelação da pesquisa da EY é que o reforço da segurança cibernética está no topo de prioridades para os bancos no próximo ano. No entanto, será preciso em investir em pessoas e em tecnologias e, é provável, que as instituições enfrentem desafios como, por exemplo, encontrar o talento certo quando há uma escassez de competências em segurança cibernética e como integrar especialistas cibernéticos em suas organizações.

A inteligência artificial (IA) e a análise avançada, também que terão papel chave na prevenção de ataques cibernéticos, mitigando os riscos para prevenir crimes financeiros. Adicionalmente, a gestão da reputação e risco de conduta continua sendo outras duas prioridades.

Os bancos estão procurando novas maneiras de gerenciar os riscos associados aos crimes financeiros e lavagem de dinheiro, usando cada vez mais tecnologias avançadas, como análise, machine learning, robótica e inteligência automatizada para apoiar esses esforços.

De acordo com a EY, ao se tornarem líderes digitais os bancos devem ter a capacidade de medir o sucesso da inovação e estar cientes que alcançar a maturidade digital não deve ser o objetivo final.

A maturidade é um alvo em movimento e o banco pode ser visto como um líder digital até o próximo avanço tecnológico, depois disso, precisará reavaliar o alinhamento operacional, suas capacidades, metas, estratégias e planos de investimentos.

As marcas de um verdadeiro líder digital têm flexibilidade, agilidade e capacidade em executar mudanças e, principalmente no mercado financeiro, se adequar às normas internacionais como Basileia, GDPR, entre outros.

“Atenta às exigências regulatórias, tanto nacionais como internacionais, a Tree Solution também desenvolveu para a suíte TreeFX BANK um software para a gestão de conformidade e riscos, o TreeCompliance, que pode ser utilizado tanto na forma ativa como passiva”, afirma o CEO.

Na forma ativa, seu principal diferencial de mercado é evitar com que as instituições aceitem clientes e/ou efetuem operações ilícitas com os mesmos, evitando também que fornecedores e/ou colaboradores pratiquem atos ilícitos em suas operações com a instituição, preservando assim a integridade do negócio em aderência às normas e leis vigentes. “A suíte possui módulos flexíveis, que podem ser adquiridos conforme a necessidade”, completa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile