Publicidade
Início Serviços Case Grupo Energisa moderniza infraestrutura de telecom

Grupo Energisa moderniza infraestrutura de telecom

0
Publicidade

O Grupo Energisa, um dos principais conglomerados privados do setor elétrico do Brasil, se viu diante da necessidade de modernizar a infraestrutura de telecom para melhorar o gerenciamento e a integração entre os colaboradores, aumentar a produtividade e gerar um padrão na comunicação corporativa da companhia.

O Grupo Energisa escolheu usar a tecnologia da Avaya para o projeto, com adoção do Avaya IP Office, contou com a substituição de equipamentos antigos e alugados por novos e próprios na unidade da Energisa Mato Grosso. Hoje, já são 8.430 posições contratadas em seis das dez empresas do grupo, com benefícios como interligação sem custo entre as localidades e a unificação da plataforma e gestão de atendimento.

O objetivo, na época, também era reduzir o Opex, ou seja, as despesas operacionais. A atualização inicial abrangeu tanto os equipamentos que ficavam na capital, Cuiabá (divididos em dois sites de porte médio), quanto os do interior; e a empresa contratou a implantação, os serviços e a manutenção da Olitel, empresa de integração de serviços de TI e telecom e parceira de negócios da Avaya.

Rosana Sant Ana Pereira, coordenadora corporativa de Telecom na Energisa, diz “Começamos com o objetivo de trocar equipamentos alugados por próprios para reduzir Opex, mas também precisávamos de atualização tecnológica, diminuição da manutenção, facilidade na gestão e ampliação de troncos”.

A substituição, feita em apenas dois meses, e os resultados positivos levaram a companhia a expandir o projeto. A Energisa, então, partiu para um parque maior, fazendo a troca dos equipamentos legados por Avaya IP Office em outras unidades: Acre, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Sul-Sudeste – que compreende interior de São Paulo, Sul de Minas Gerais e Norte do Paraná –, com algumas delas derivando para o interior, com ramais logados na sede e diminuindo o número de pontos com a operadora.

Novamente, a Olitel implantou o Avaya IP Office nas sedes e no centro de operação integrado (COI), onde ficam as equipes de manutenção que seguem para manutenção de subestações, linha e campo. Nos COIs, também foram implantados gravadores e uma linha direta (hotline) com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Em setembro de 2018, após o Grupo Energisa arrematar as Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron) e a Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre), em leilão realizado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), foi feita uma negociação com a Olitel para instalar o mesmo modelo de comunicação. “Adquirimos os equipamentos para implantar logo após a assinatura do contrato de aquisição das duas empresas”, afirma Rosana.

Redução do Opex e infraestrutura atualizada

Com os novos investimentos, o Grupo Energisa deixou de ter um PABX tradicional e um cabeamento exclusivo para telefonia. Ou seja, apesar de o tronco da operadora ser analógico, a Energisa passou a usar ponto de rede para atender à parte de telefonia, diminuindo a manutenção e o número de cabos, e facilitando a gestão. Além disso, com a atualização tecnológica, houve a ampliação do número de ramais IP, facilitando a comunicação entre as unidades do Grupo. “Com o tempo, fomos ficando mais confiantes para ter uma implantação puramente IP em alguns sites”, afirma Rosana.

A companhia também passou a contar com gravador integrado ao PABX, o que melhora a capacidade de armazenamento – que, agora, é dentro da plataforma em disco – e diminui os pontos de defeitos. Na ponta, os aparelhos foram substituídos por dispositivos mais intuitivos, que permitem configuração otimizada para os grupos que precisam retornar as ligações aos clientes – nesse caso, em vez de ter dois aparelhos, um para retorno ao cliente e outro para uso interno, os colaboradores passaram a usar um único aparelho com funções diferentes e duas linhas.

“Cada vez mais, temos notado ganhos significativos de colaboração nos nossos clientes que optaram por usar tecnologias mais avançadas, como a que proporciona o IP Office. Afinal, não se trata apenas de telefonia sobre IP, mas, sim, de uma plataforma que permite que a empresa ganhe escalabilidade (aumentando e diminuindo posições, conforme necessidade), além de conectar outros dispositivos, que ampliam a experiência de comunicação dos times internos”, complementa Felipe Queiroz, gerente de Canais da Avaya.

Assim, a interligação entre as unidades, ampliação no número de troncos e a facilidade da utilização da telefonia IP foram completadas. Agora, a companhia pretende avaliar a situação das outras empresas do grupo e fazer o mapeamento para identificar possíveis novas trocas no futuro.

A ampliação da capacidade das salas de audioconferências também está em teste. O objetivo é saltar de uma capacidade de 100 para 500 pessoas. Além disso, o Grupo Energisa também avalia implementar URA para um dos COIs, que são ambientes de missão crítica, uma vez que falam com operador e também com as equipes de campo. Hoje, os centros de atendimento têm os ramais normais, e a ideia é colocar URA para segmentar e gerar relatório dos atendimentos, além de aprimorar o contato entre operador e eletricista.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile