Publicidade
Início Segurança News (Segurança) ICP-Brasil estará presente nas urnas eletrônicas em 2020

ICP-Brasil estará presente nas urnas eletrônicas em 2020

0
Publicidade

A próxima eleição no Brasil convocará mais de 143,5 milhões de eleitores aptos a escolher os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 5.570 municípios brasileiros. Em 2020, os eleitores contarão com novas urnas eletrônicas protegidas pela tecnologia da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

De forma inédita, o edital de compra das urnas eletrônicas apresentou critérios de segurança no padrão ICP-Brasil. Com prazo até 13 de setembro para receber as propostas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou dentre as justificativas para a compra das novas urnas a necessidade do aprimoramento tecnológico dos aparelhos. A partir do edital publicado em 29 de julho, poderão ser adquiridas até 180 mil novas urnas eletrônicas.

O diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Marcelo Buz, destaca o reconhecimento da ICP-Brasil neste processo. “Não há nada mais sagrado em uma nação democrática do que o processo eleitoral. Aumentar a força de resguardo da urna eletrônica é essencial para que mantenhamos a estabilidade. O ITI se orgulha muito de, às vésperas de completar 18 anos, colaborar ativamente para a democracia brasileira. Este reconhecimento do TSE, enaltece o ITI como autarquia e a ICP-Brasil como infraestrutura mais segura em identificação e assinatura digital do país.”

O secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, reforça que “com tal certificação, os partidos políticos e demais interessados terão meios adicionais para aferir os dados gerados pelas urnas eletrônicas a partir do modelo 2020, conferindo maior transparência nas eleições.”
Ele explica que o Tribunal será submetido a auditorias periódicas por entidades externas para comprovar o cumprimento das normas que garantem a autenticidade das informações da Autoridade Certificadora das

Segundo o diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas, Eduardo Lacerda, a segurança da ICP-Brasil será utilizada para garantir o perímetro criptográfico das urnas eletrônicas 2020, ou seja, o projeto das urnas será baseado em um conjunto de requisitos mínimos de segurança. O algoritmo E-521, por exemplo, é utilizado na cadeia v7 da ICP-Brasil, sendo considerado um dos mais seguros do mundo no padrão de criptografia de curvas elípticas.

A criptografia é responsável por impedir que dados e informações sofram modificações não autorizadas, assegurando a confidência e autenticação de dados, a partir de um processo de cifragem e decifragem da informação em ambiente digital.

“A ICP-Brasil, plataforma criptográfica utilizada oficialmente pelo Brasil, garante autoria, integridade, autenticidade, confidencialidade, interoperabilidade e não repúdio no que tange à identificação e assinatura digital, sendo a única no país capaz de prover presunção de validade jurídica a qualquer assinatura ou cifragem de ativo digital”, complementou Lacerda.

Acordo de Cooperação

O ITI e o TSE ainda cooperam para apoio técnico e intercâmbio de informações, com vistas ao aprimoramento da Autoridade Certificadora das urnas eletrônicas, bem como para a realização de estudos a partir de registros biométricos em certificação digital ICP-Brasil.

Para o secretário Janino, “a cooperação técnica entre as duas conceituadas instituições certamente trará benefícios diretos ao cidadão, na medida em que a união de suas competências reforçará a garantia da integridade da identificação do cidadão, bem como das transações eletrônicas realizadas no país”.

Buz ressalta que o ITI da gestão do Governo Bolsonaro, sob o comando do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, caminha para se tornar uma entidade fundamental na reestruturação, modernização e digitalização segura do Brasil. “Os próximos meses serão de muito trabalho, novidades e entregas significativas à nação”, finaliza ao salientar que profundas mudanças estão em andamento na gestão da ICP-Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile