Drone de grande porte nacional coloca Brasil na corrida global

0

A Stella Tecnologia, empresa nacional especializada no segmento de drones, desenvolveu o Atobá, veículo remotamente pilotado. Trata-se de um drone estratégico, desenvolvido no Brasil e com tecnologia nacional, que possui 11 metros de envergadura, capacidade de transportar 70 kg de carga e que pode ter várias aplicações duais – segmento civil e militar.

Com esse lançamento, o Brasil entra num seleto grupo de fabricantes de drones de grande porte, como Irã, China, EUA e Emirados Árabes. O veículo está programado para atender os segmentos de Defesa e Segurança nos mercados nacional e internacional.

O voo inaugural do equipamento foi feito no final de julho e cumpriu com todos os requisitos técnicos e de segurança. "Ficamos impressionados com a estabilidade e o comportamento da aeronave durante as simulações de voo. Tínhamos certeza dessa performance, pois são anos trabalhando nesse projeto brasileiro. Estamos orgulhosos", afirmou um dos fundadores e CEO da Stella Tecnologia, Gilberto Buffara Jr.

O Atobá nasceu como uma alternativa economicamente viável e da necessidade de uma solução nessa área estratégica – VANT MALE (Medium Altitude, LongEndurance), e capitaliza experiência acumulada desde 2004 no desenvolvimento desse tipo de tecnologia pelos integrantes da equipe, entre eles, alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Com alcance de um raio de 250 km e autonomia de 28 horas de voo, o Atobá pode transportar 70 kg de carga. A aeronave tem 11 metros de envergadura e é propelida por um motor a gasolina de 4 tempos, extremamente eficiente com a potência de 60 hp. Para decolar e pousar, necessita apenas de uma pista de 400 metros. Além de fácil transporte, o drone tem um sistema de montagem e desmontagem simplificado.

Extremamente versátil, o Atobá é uma poderosa e eficaz ferramenta para monitoramento de nossa faixa oceânica e fronteiras terrestres, além de poder prestar auxilio na segurança pública e no monitoramento de grandes eventos. "Nós queremos estabelecer parcerias sólidas com as nossas Forças Armadas e de Segurança Pública em projetos de vigilância e proteção das nossas fronteiras e operações de segurança. Acreditamos que temos muito a contribuir com o nosso país", afirmou o CEO da Stella Tecnologia.

O aparelho é visto como estratégico para as Forças Armadas, já que o processo nacional no desenvolvimento do Atobá apresenta menor custo e ainda pode gerar empregos no país. Além disso, oferece persistência operacional sobre uma determinada área por um longo período de tempo, autonomia de voo, e a capacidade de realizar operações remotas. O Atobá foi desenvolvido para igualar ou superar veículos da mesma classe no mercado internacional.

Pandemia – Mesmo com o cenário econômico afetado pela crise da pandemia da Covid-19, a discussão do uso de drones tem ganhado destaque, e a Stella continuou investindo nessa tecnologia, que pode ser uma alternativa para esse momento que exige o distanciamento social. "Existem várias propostas viáveis de utilização de sistemas não tripulados no mundo. A natureza da mercadoria aeronáutica faz com que produtos específicos sejam utilizados para cada tipo de missão. Nós estamos abertos para estudar aplicações criativas para o emprego do sistema Atobá. Nosso custo de aquisição torna possível o uso do drone em uma ampla gama de aplicações", declarou Buffara.

O primeiro voo do Atobá ocorreu no dia 20 de julho, data do aniversário de Alberto Santos Dumont, pioneiro da aviação brasileira, e foi um sucesso. A estabilidade e a previsibilidade da aeronave aos comandos foram excelentes. Veja o vídeo

A Stella desenvolve seus sistemas baseado nas normas brasileiras e na Stanag (StandardizationAgreement) da OTAN –pertinentes ao desenvolvimento e à implementação de aeronaves não tripuladas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.