Relatório aponta 5G mais eficiente que Wi-Fi em ambiente industrial

0

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) disponibilizaram os resultados preliminares do projeto Open Lab 5G WEG-V2COM. Para os casos de uso de Internet das Coisas (IoT) industrial, os testes de comparação entre o 5G e o Wi-Fi demonstraram a capacidade da rede 5G em absorver um maior número de dispositivos, com uma cobertura ampla.

Os estudos, que foram viabilizados por meio da assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre as agências, visam possibilitar à Anatel uma gestão mais aprimorada do espectro radioelétrico no País. Os resultados preliminares foram incluídos como contribuição da WEG, multinacional brasileira fabricante de equipamentos eletrônicos, e da V2COM, empresa especializada em IoT, à Consulta Pública Anatel nº 30/2021 que trata de requisitos técnicos e operacionais para uso da subfaixa de frequências de 3.700 MHz a 3.800 MHz por estações de serviços terrestres de baixa potência.

Para o estudo, foram utilizados dois cenários – um com um modelo híbrido, que utilizou capacidade segregada de rede coletiva de prestadora, em 3.500 a 3.600 MHz; e outro cenário com uma rede privativa totalmente autônoma em 3.700 a 3.800 MHz, ambas com largura de canal de 100 MHz. Neles, a capacidade teórica é de taxas de 1.000 Mbps para downlink e 200 Mbps no uplink.

A pesquisa está sendo realizada em Jaraguá do Sul (SC), no Open Lab 5G do Grupo WEG/V2COM. O laboratório busca acelerar o desenvolvimento de soluções para a indústria por meio da tecnologia 5G. Para a qualidade de sinal, os dois cenários apresentaram resultados que validaram estratégias de projeto para utilização da tecnologia 5G na cobertura de um ambiente industrial.

Os resultados preliminares informam que o tráfego de dados e a latência para o 5G foram, respectivamente, 776 Mbps e latência de 23,48ms, contra 58,40 Mbps e 114,42ms para a rede Wi-Fi. Em relação à perda de pacotes, a perda de pacotes com 80% de carga foi de 1,9% para o downlink e de 0,02% para o uplink, comprovando uma confiabilidade de 98,1% e 99,98%, respectivamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.