Brasil fez mais de mil solicitações de dados de usuários à Microsoft no primeiro semestre

0

A Microsoft divulgou nesta sexta-feira, 27, que recebeu 37.196 pedidos para o fornecimento de dados de usuários de agências governamentais no primeiro semestre, o que envolveu 66.539 contas no período. Do total de pedidos — que inclui contas de serviços de mensagens e telefonia via internet Skype —, apenas 2,19% resultaram na divulgação dos dados. Segundo a empresa, 92% de todos os pedidos e que resultaram na divulgação dos dados foram feitos por agências policiais dos Estados Unidos.

Dos pedidos feitos entre janeiro e junho, 73% ficaram concentrados em cinco países — Estados Unidos, Turquia, Alemanha, Reino Unido e França. Segundo a empresa, nos pedidos referentes ao Skype, a concentração foi semelhante, com exceção da Turquia.

No Brasil foram feitas 1.098 solicitações, sendo que 2.019 contas ou usuários foram especificados nos pedidos. No gráfico abaixo (em inglês), a companhia mostra que 5,8% do conteúdo foram divulgados no país, 70,9% foram referentes apenas a dados de assinaste ou dados transacionais, 22,7% não tiveram os dados encontrados e 0,6% dos pedidos foram rejeitados. A mesma relação é feita para demonstrar apenas os pedidos relacionados ao Skype.

microsoft

A empresa reitera que ainda não obteve permissão para "relatar informações detalhadas sobre o tipo e volume de todas as ordens de segurança nacional [por exemplo, ordens e diretivas da Lei de Vigilância de Inteligência Estrangeira dos EUA — Fisa]" que recebeu. "Por isso, nenhuma ordem de segurança nacional está incluída neste relatório. Resumimos, por orientação do governo, o volume agregado de Cartas de Segurança Nacional que recebemos."

Junto ao Google, a Microsoft tem pressionado o governo americano para divulgar esses detalhes, a fim de esclarecer as recentes denúncias de espionagem feitas pela ex-técnico da CIA Edward Snowden, as quais envolverem diversas empresas de tecnologia sob a acusação de colaborarem com as agências de segurança para fornecer dados de usuários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.