Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) Kaspersky Lab apresenta primeiro Índice de Segurança Cibernética

Kaspersky Lab apresenta primeiro Índice de Segurança Cibernética

0
Publicidade

Você sabe o nível de segurança – ou insegurança – que tem quando está on-line? Quantas pessoas estão na mira de criminosos virtuais, sem suspeitar? E quantas já foram vítimas? Para avaliar essa situação, a Kaspersky Lab lança o Kaspersky Cybersecurity Index (Índice de Segurança Cibernética Kaspersky), o primeiro referencial global que mede os níveis atuais de ameaças virtuais que os usuários da Internet enfrentam.

A Kaspersky Lab trabalha regularmente em parceria com a B2B International na realização de pesquisas on-line de grande escala em diversos países, a fim de avaliar o comportamento dos usuários na Internet, sejam suas preocupações, problemas enfrentados e como se defendem de possíveis ameaças – e o Índice de Segurança Cibernética Kaspersky baseia-se nesses milhares de dados coletados globalmente.

O referencial associa três indicadores principais, medidos a cada seis meses, que fornecem as informações necessárias para monitorar o grau de perigo que o usuário está sujeito. São eles:

Indicador Concerned(Preocupados): mostra a porcentagem de pessoas que acreditam que podem ser vítimas de um ataque virtual. Ele reflete o grau de compreensão dos usuários em relação ao perigo a que são expostos.

Indicador Affected (Afetados): identifica quantas pessoas realmente já foram vítimas de ataques virtuais durante o período relatado; por exemplo, que tiveram vazamento de dados ou sofreram extorsão on-line.

Indicador Protected (Protegidos): mostra o número de usuários que instalaram uma solução de segurança em seus dispositivos conectados. Esse é o número médio de todos os equipamentos usados, incluindo computadores e aparelhos móveis.

O Índice de Segurança Cibernética (descrito como 21–29–60) é formado a partir de uma pesquisa detalhada realizada em agosto de deste ano em 21 países do mundo todo. De acordo com os dados, apenas um em cada cinco usuários (21%) acredita sofrer alguma ameaça on-line. Ao mesmo tempo, quase um terço dos usuários (29%) já foi vítima de golpes de criminosos virtuais (por exemplo, 8% tiveram suas contas sequestradas e 22% tiveram seus dispositivos infectados por malware). Contudo, apenas 60% dos usuários instalaram soluções de segurança em todos os dispositivos que usam para acessar a Internet. O Índice demonstra que, atualmente, muitos usuários subestimam as ameaças cibernéticas, mesmo depois de enfrentá-las, o que pode continuar afetando sua segurança.

k

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No Brasil, conforme imagem acima, é possível identificar que 62% da população se considera protegida, enquanto 41% se enquadra no perfil atacado e 21% estão no indicador preocupado; Esses números foram obtidos sem especificar idade e sexo. O índice de cibersegurança também oferece informação sobre os dispositivos e atividades preferidos pelos brasileiros, bem como o tipo de ciberameaça que eles estão enfrentando.

“Nós criamos o Índice para chamar a atenção das pessoas, da mídia e dos fornecedores para o problema da segurança cibernética. Acreditamos que, hoje em dia, muitos usuários não esperam se deparar com ameaças virtuais, por isso não instalam soluções de segurança em seus dispositivos e não têm qualquer cuidado quando estão on-line. Isso os torna alvos fáceis para os criminosos virtuais. O Índice reflete os resultados dessa abordagem: no momento, 29% das pessoas já foram afetadas por ameaças on-line. Estamos fazendo um apelo a todos os usuários da Internet para reforçar seus conhecimentos de informática e adotar uma abordagem responsável de modo a proteger a si mesmos e a todos os que amam. Acreditamos que a segurança deve ser compartilhada”, declara Andrei Mochola, chefe de negócios ao consumidor da Kaspersky Lab.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile