Publicidade
Início Notícias Negócios 78% das empresas brasileiras não aproveitam benefícios do uso de testes contínuos...

78% das empresas brasileiras não aproveitam benefícios do uso de testes contínuos na entrega de software

0
Publicidade

Apesar de 71% das organizações brasileiras apontarem o uso de teste contínuo como essencial ou importante, somente 22% adotam esta prática de última geração, que permite executar testes com antecedência e com frequência, de forma automática e constante, no desenvolvimento de software e aplicações. Esta é a principal conclusão do estudo global da CA Technologies.

De acordo com o levantamento “Testes Contínuos como um elemento fundamental da empresa digital”, esses 22% fazem parte dos chamados líderes globais que se beneficiam de aumento na velocidade, qualidade e eficiência na entrega de software, resultando em um melhor retorno dos investimentos e entrega contínua, conforme os seguintes números:

• Probabilidade 2,6x maior de redução de defeitos acima de 50%;

• Confiança 1,9x maior na velocidade de entrega;• Confiança 2,4x maior na qualidade do produto;

• A probabilidade de os líderes trabalharem em organizações com aumento rápido de receita é 3,9x maior.

Embora 93% dos entrevistados globais tenham relatado que a automação de testes é importante na entrega das soluções gerais da empresa, apenas 1 a cada 5 disse que atingiu um bom nível de cobertura na automação de testes (80% ou mais). A maioria dos entrevistados atribuiu a dependência de processos manuais a dificuldades à falta de ferramentas e automação em quase todos os aspectos do processo de teste: desde a geração de testes, até atividades fundamentais, como o gerenciamento rápido, seguro e eficiente de dados do processo.

A importância de automatizar os dados dos testes também foi apontada como uma grande necessidade para garantir que estejam disponíveis quando necessário e evitem informações pessoalmente identificáveis. Contudo, a maioria dos entrevistados sentiu que não era eficiente nesta área, mesmo que isso facilitasse a proteção de dados pessoais nos ambientes de desenvolvimento e teste e atendesse à legislação cada vez mais rígida de privacidade de dados.

Em todo o estudo, os entrevistados realçaram a importância das metodologias modernas, como a implementação de Desenvolvimento Ágil, Entrega Contínua e DevOps. Quando solicitados a escolher as ferramentas mais relevantes na entrega de software, 57% dos entrevistados brasileiros apontaram a combinação de Desenvolvimento Ágil e Entrega Contínua, que juntas otimizam a integração das atividades no decorrer do ciclo de vida de desenvolvimento do software. No geral, uma abordagem holística e balanceada de práticas e ferramentas modernas está mudando a forma como o software é desenvolvido e promovendo a transformação dos negócios de múltiplos setores.

Testes contínuos aplicados às telecomunicações

Um exemplo de empresa brasileira que foi pioneira na adoção de testes contínuos é a Oi, que, junto com a prestação de serviços convergentes de telecomunicações, oferece um portfólio de soluções de TI hospedadas em plataforma de computação em nuvem para empresas de todos os portes. Cerca de 50% dos casos de testes executados na companhia estão relacionados à geração de massa de dados, um volume considerável, tanto no plano de execução quanto no orçamento e cronograma de testes.

Com a implementação, a solução da CA Technologies foi integrada a outras ferramentas, como HP ALM, CA Agile Requirements Designer e CA Service Virtualization. “Depois que a solução CA Test Data Manager entrou em operação, iniciamos as primeiras ondas de automação de massa de dados a partir dos grupos de casos de testes com maior recorrência em 2016”, afirma o executivo, ressaltando que a praticidade de desenvolvimento e a usabilidade da solução chamaram a atenção do time.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile