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    Atividade do mercado de crédito mostra crescimento significativo com a chegada da Geração Z à maioridade

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    A Geração Z, formada por pessoas nascidas a partir de 1995, ganhou ainda mais participação no mercado de crédito durante o segundo trimestre de 2019. No período, 14 milhões de consumidores com mais de 18 anos tiveram crédito tomado, enquanto esse número foi de 11 milhões no segundo trimestre de 2018, de acordo com o Relatório Industry Insights, divulgado pela TransUnion, companhia global de soluções de informação.

    O estudo, que tem como base no cenário de crédito dos Estado Unidos, mostra que o crescimento é proveniente de toda a população da Geração Z. O volume de consumidores dessa geração com disponibilidade ao crédito, ou seja, os que possuem 18 anos ou mais, teve um aumento de 4,5 milhões, atingindo 31,5 milhões no segundo trimestre de 2019. Nos próximos três anos, a perspectiva é de que outros 13 milhões de consumidores dessa geração poderão usufruir de crédito.

    Dividido em cinco partes, o relatório aponta diferentes atuações financeiras da Geração Z, destacando um panorama geral das mudanças de comportamento e do impacto de jovens inseridos no mercado de crédito.

    Consumidores da Geração Z que tiveram crédito tomado têm altas taxas de crescimento

    O cartão de crédito é o produto mais popular entre os consumidores da Geração Z. Mesmo representando apenas 5% da população dos Estados Unidos, o crédito tomado apresentou 55% de incidência entre os jovens. Mesmo com uma base de comparação baixa, as hipotecas tiveram a maior taxa de crescimento na relação ano a ano entre os consumidores da Geração Z, chegando a 112%. Elas ainda são o produto de crédito com menor atratividade para os membros dessa faixa etária, os números de contratos entre jovens representam apenas 0,5% do total.

    Produto de crédito

    Q2 2019

    Q2 2018

    Crescimento ano a ano

    Veículos

    4.376.000

    3.072.000

    42%

    Cartão de crédito

    7.746.000

    5.483.000

    41%

    Hipoteca

    319.000

    150.000

    112%

    Empréstimo pessoal

    746.000

    534.000

    45%

    Para Juarez Zortea, presidente da TransUnion no Brasil, a Geração Z ainda é uma novidade no mercado de crédito, mas algumas diferenças em comparação com outras gerações já são perceptíveis. “O rápido crescimento da atividade de crédito nessa geração está ocorrendo mesmo com muitos desses indivíduos tendo crescido durante a Grande Recessão. Embora esse período de crise tenha durado menos de dois anos nos Estados Unidos, seu impacto foi sentido por mais tempo. No entanto, com a chegada de mais membros desse grupo à maioridade, esperamos naturalmente ver um crescimento contínuo da atividade de crédito nessa geração, que será acompanhado de perto por nós para que possamos comparar com o comportamento das gerações anteriores e também poder compará-la em outros países pelo mundo”.

    Parcela dos consumidores da Geração Z tiveram crédito tomado está crescendo

    O relatório ainda mostrou que 7,7 milhões de consumidores da Geração Z optaram pelo uso de cartão de cartão de crédito, representando 5,2% dos resultados que englobam todas as faixas etárias, enquanto mais de 740 mil solicitaram empréstimos pessoais, batendo 3,8% do total.

    “A Geração Z está começando a construir seu currículo financeiro, então é importante que desenvolva hábitos de crédito saudáveis, para que possa moldar seu futuro adequadamente”, explica Juarez Zortea. “Incentivamos a Geração Z, e todas as demais, a buscar ferramentas que as ajudem a assumir seu controle financeiro de forma a manter uma melhor saúde em termos de crédito”

    Produto
    de crédito

    Geração Z

    (tiveram crédito

     tomado)

    Todas as gerações

    (tiveram crédito

     tomado)

    Porcentagem
    da Geração Z

    Veículos

    4.376.000

    86.064.000

    5,1%

    Cartão de crédito

    7.746.000

    148.141.000

    5,2%

    Hipoteca

    319.000

    68.368.000

    0,5%

    Empréstimo pessoal

    746.000

    19.556.000

    3,8%

    Mercado de cartões de crédito segue mostrando sinais de crescimento

    O número de consumidores que não pagaram integralmente a mensalidade do cartão de crédito atingiu um pico de 148 milhões no segundo trimestre de 2019. Desse total, 7,7 milhões pertencem à Geração Z. Já total de linhas de crédito chegou ao ápice de US$ 3,83 trilhões durante o período, um aumento de 10,5% em relação ao ano anterior, se consagrando como o ritmo de crescimento anual mais acelerado na era pós-recessão.

    Embora a taxa de crescimento de dois dígitos tenha sido observada na maioria dos níveis de risco, o near prime registra o grande destaque com uma elevação de 18,2% em comparação com o ano anterior, por outro lado, o prime cresceu 16,8%. Esses níveis levaram o saldo total a um aumento de 5,3% na relação ano a ano durante o segundo trimestre de 2019, alcançando o 25º trimestre consecutivo de crescimento, com saldo médio do consumidor chegando a US$ 5.645.

    Nesse cenário, mesmo que a taxa de inadimplência severa entre consumidores, que apresentaram mais de 90 dias de atraso – ou Days Past Due (DPD, em inglês) – tenha atingido 1,71%, mantém o indíce abaixo da marca de 4% observada na época da Grande Recessão.

    “No último trimestre, vimos a inadimplência atingir seu nível mais alto desde 2010, mas o desempenho geral do mercado de cartões de crédito continua em um patamar saudável. Em todos os níveis de risco, os cartões de crédito apresentaram crescimento de originação na comparação anual, liderados pelo prime plus com 9,4% e super prime com 9,7%. Em contrapartida, no lado do private label, observamos uma deterioração continuada na originação, tendência que começou em princípios de 2017. Isso tem sido impulsionado principalmente pelos emissores de cartões private label que buscam qualidade em vez de quantidade”, comenta Zortea.

    Tendências em cartões de crédito no segundo trimestre de 2019

    Métrica de empréstimos
    com cartão de crédito

    Q2 2019

    Q2 2018

    Q2 2017

    Q2 2016

    Número de cartões de crédito

    437,1 milhões

    420,0 milhões

    409,8 milhões

    391,0 milhões

    Taxa de inadimplência do mutuário (mais de 90 dias de atraso)

    1,71%

    1,53%

    1,46%

    1,29%

    Débito médio por mutuário

    $5.645

    $5.543

    $5.422

    $5.247

    Originações no trimestre anterior*

    15,3 milhões

    14,5 milhões

    15,0 milhões

    15,3 milhões

    Média de novas linhas de
    crédito em conta*

    $5.773

    $5.649

    $5.817

    $5.466

    * Nota: As originações são vistas com um trimestre de atraso para contabilizar o prazo do relatório

    Solicitação de crédito direcionado à compra de veículos desaceleram, mas desempenho permanece ótimo

    O número total de empréstimos para compra de veículo teve um aumento de 1,8 milhão no ano passado, embora o crescimento das originações na relação ano a ano tenha sido negativo pela primeira vez em cinco trimestres. Apesar da queda geral nas solicitações, o crescimento ocorreu predominantemente em um padrão straddle e se concentrou nos níveis de risco super prime (+1,0%) e subprime (+2,1%).

    A taxa de inadimplência severa, que representa um atraso de mais de 60 dias, ficou em 1,23% no segundo trimestre de 2019, apenas um ponto percentual acima da observada no segundo trimestre de 2018 e no mesmo nível do segundo trimestre de 2017. Com a maturidade da Geração Z, 1,3 milhão de consumidores com disponibilidade para crédito para compra de veículo foram adicionados a essa categoria no segundo trimestre de 2019, um volume maior de novos participantes em comparação com as gerações Millennial e X combinadas.

    “O acesso aos automóveis continua sendo um desafio para os consumidores, com fatores como a elevação do preço de veículos novos e os termos da estabilização contribuindo para pagamentos mensais mais elevados. O enfraquecimento da demanda resultou na desaceleração das originações e no desaquecimento geral no mercado. A indústria prevê que as vendas de veículos novos cairão para menos de 17 milhões neste ano, nos Estados Unidos, pela primeira vez desde 2014. Apesar dessa tendência, o desempenho segue forte, com uma inadimplência estável na comparação ano a ano”, diz Juarez.

    Tendências em empréstimo para veículo no segundo trimestre de 2019

    Métrica de empréstimos
    para veículo

    Q2 2019

    Q2 2018

    Q2 2017

    Q2 2016

    Número de empréstimos para veículo

    82,7 milhões

    80,9 milhões

    77,4 milhões

    73,3 milhões

    Taxa de inadimplência do mutuário
    (mais de 60 dias de atraso)

    1,23%

    1,22%

    1,23%

    1,11%

    Débito médio por mutuário

    $18.974

    $18.700

    $18.486

    $18.177

    Originações no trimestre anterior*

    6,7 milhões

    6.8 milhões

    6,7 milhões

    6,9 milhões

    Saldo médio de novos empréstimos
    para veículo*

    $21.418

    $20.901

    $20.415

    $20.013

    * Nota: As originações são vistas com um trimestre de atraso para contabilizar o prazo do relatório

    Empréstimo pessoal migra para mutuários de menor risco e segue em um ritmo mais lento

    A taxa de inadimplência severa para empréstimos pessoais, que apresentam mais de 60 dias de atraso, apresentou baixa para 3,12% no segundo trimestre de 2019, uma queda de nove pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior. Isso se deve, em parte, à migração de mais de 1% das originações para os consumidores above prime. Em função do maior porte dos empréstimos que esses consumidores de baixo risco demandam, essa mudança também elevou o saldo médio de novas contas a um valor recorde de US$ 6.790.

    O saldo total de empréstimos pessoais teve um crescimento de 18,4% em relação ao ano anterior, atingindo US$ 148,4 bilhões no segundo trimestre de 2019, com um valor 54% mais elevado do que era há apenas três anos. No primeiro trimestre de 2019, as originações de empréstimo pessoal cresceram 8,4% na relação ano a ano, um ritmo muito mais lento em comparação com o crescimento de 24,5% registrado no mesmo trimestre do ano passado. O número de consumidores com empréstimo pessoal atingiu 19,6 milhões no segundo trimestre de 2019. Ainda que represente apenas 3,8% desse total, a Geração Z está crescendo com o ritmo mais acelerado, um crescimento anual de 45,5%.

    “O ritmo mais lento de crescimento no segmento de empréstimos pessoais, mas ainda significativo, que temos visto ao longo dos últimos dois trimestres é um bom indicador do que esperar do mercado até o final de 2019. Esse crescimento continua favorecendo consumidores nas camadas inferiores de risco, o que se reflete em parcelas mais baixas de inadimplência. Com o amadurecimento do mercado e o menor número de novos operadores de empréstimo, o patamar de crescimento não deve retornar aos níveis de mais de 25%, como vimos nos últimos anos. No entanto, o volume de empréstimos pessoais em todos os níveis de risco seguirá crescendo a um ritmo saudável em função da demanda do consumidor e do foco tanto dos credores tradicionais quanto das fintechs”, explica Juarez Zortea.

    Tendências em empréstimo pessoal sem garantia no segundo trimestre de 2019

    Métrica de empréstimo pessoal

    Q2 2019

    Q2 2018

    Q2 2017

    Q2 2016

    Saldo total

    $148.4 bilhões

    $125 bilhões

    $107 bilhões

    $96 bilhões

     Número de empréstimos pessoais sem garantia

    21,6 milhões

    19,5 milhões

    17,3 milhões

    15,5 milhões

    Número de consumidores com empréstimo pessoal sem garantia

    19,6 milhões

    17,9 milhões

    16,1 milhões

    14,8 milhões

    Taxa de inadimplência do mutuário
    (mais de 60 dias de atraso)

    3,12%

    3,21%

    3,02%

    3,30%

    Débito médio por mutuário

    $8.856

    $8.198

    $7.781

    $7.745

    Originação no trimestre anterior*

    3,76 milhões

    3,5 milhões

    2,8 milhões

    3,0 milhões

    Saldo médio de novos empréstimos
    pessoais sem garantia*

    $6.790

    $6.443

    $6.430

    $6.187

    Nota: As originações são vistas com um trimestre de atraso para contabilizar o prazo do relatório.

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