Apenas metade dos dispositivos móveis no mundo estão protegidos, aponta estudo

0

Segundo a mais recente pesquisa da Kaspersky Lab, metade dos dispositivos móveis em todo o mundo correm riscos relacionados a crimes virtuais e ameaças maliciosas devido à falta de proteção adequada. A pesquisa mostra a falta de conhecimento sobre como proteger dispositivos móveis de forma eficaz.

A pesquisa, divulgada esta semana em apoio à campanha de conscientização sobre malware para dispositivos móveis (Mobile Malware Awareness Campaign) da Europol, faz parte da iniciativa Mês da Segurança Cibernética na Europa e foi realizada pela Kaspersky Lab com o objetivo de entender o nível de conhecimento das pessoas sobre as ameaças que enfrentam online e como se protegem dessas ameaças.

Dentre os 12 mil participantes da pesquisa, de 21 países, apenas 57% dos tablets e 53% dos smartphones têm uma solução de segurança instalada. As pessoas tendem a proteger seus computadores (88%) mais que seus dispositivos móveis.

O levantamento constatou que os usuários desconhecem a necessidade de proteger seus dispositivos móveis com uma solução de segurança. Embora 54% deles achem que seus desktops e laptops realmente precisam de um software de segurança de TI, somente 42% pensam o mesmo sobre smartphones e tablets. Na verdade, um quinto (21%) dos usuários diz não saber nada sobre os malwares para dispositivos móveis.

Poucas pessoas protegem seus dispositivos móveis e quase todos os usuários que o fazem limitam essa proteção ao uso de senhas — 81% têm uma senha em seus computadores e 82% protegem seus smartphones da mesma forma. Apenas 41% dos consumidores protegem seus dispositivos móveis com uma senha e uma solução de segurança. Portanto, mais da metade dos dispositivos móveis do mundo está vulnerável a crimes virtuais.

A pesquisa verificou que, dentre as vítimas de ameaças virtuais, 18% tiveram seus smartphones Android infectados, e 22% tiveram seus dados interceptados em smartphones Android.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.