Americanet e Nokia realizam testes de rede 5G em Pindamonhangaba, interior de São Paulo

0

A operadora Americanet realizou nesta segunda-feira,26, um teste de conexão 5G em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo. A empresa havia obtido licença para teste e pesquisa na cidade, utilizando as faixas de 3,5 GHz e 26 GHz, e realizou o procedimento em parceria com a Nokia. No teste, foi alcançada a velocidade de 3,9 mil Mbps e zero ms de latência, utilizando a faixa de 26 GHz.

De acordo com Lincoln Oliveira, CEO da Americanet, a escolha por Pindamonhangaba foi por sua localização estratégica no Vale do Paraíba, com diversas indústrias, além da presença da própria Americanet. Segundo o executivo, a intenção é fomentar o desenvolvimento de negócios através do 5G.

Ele também destacou que a operadora quer levar o 5G para cidades menores, com até 100 mil habitantes e que, para isso, espera contar com a ajuda de provedores de serviço de Internet (ISPs). "O desafio de colocar no interior é menor que nas grandes cidades graças aos ISPs, que já possuem a fibra óptica. É possível, pois eles estão amadurecendo e já há fundos de investimento de olho neste mercado", destacou.

Já Luiz Tonisi, líder da Nokia Brasil, apontou a importância da participação ativa de todas as empresas nas discussões sobre o 5G para promover a tecnologia e modelos de negócios e que os ISPs podem complementar seu portfólio com a tecnologia, pois eles já possuem a fibra. "O 5G precisa ser para todos e temos que ter a tecnologia no interior porque é lá que está o agronegócio, as indústrias e outros negócios", afirmou ele.

No evento, também foi destacado por José Afonso Cosmo Jr, coordenador geral de Projetos para Promoção do Acesso a Banda Larga do Ministério das Comunicações, que haverá um detalhamento da Portaria 418, que estabelece a política pública do 5G, considerando o espectro para ISPs e os locais a serem disponibilizados, bem como as obrigações que as empresas vencedoras da licitação terão. Neste detalhamento, estarão as diretrizes da cobertura de rodovias e de cidades, além do alcance da fibra óptica.

Demonstrações da tecnologia

Dentre as demonstrações, destacam-se as aplicações desenvolvidas pelas empresas parceiras: Universidade Federal de Campina Grande e seu Laboratório Virtus, com orquestração de vídeo aplicada à segurança pública, realidade aumentada e inferência automática, desenvolvidas sob a tecnologia 5G e combinadas com computação de borda; a Neo Vision, com a exemplificação de como o 5G pode melhorar o serviço de inspeção industrial com utilização de drones; e o SENAI-SP, que mostrará como a digitalização das indústrias, também conhecida como Indústria 4.0, pode aumentar a produtividade de vários setores, incluindo o de manufatura.

Para o consumidor, as empresas apresentam as aplicações de 5G Cloud Gaming, que podem democratizar o mercado de games no Brasil, e a Casa Conectada, a qual exibe como o 5G irá ampliar, de forma exponencial, o Acesso Fixo sem Fio (FWA), outro grande avanço que a nova tecnologia irá potencializar, via rede móvel. Também apoiam esta ação as empresas Qualcomm, Motorola, ASKEY, My Business, Keysight Technologies e Ookla Speedtest

O CEO da Americanet conta que a operadora pretende levar a experiência da tecnologia 5G para 25 residências do município de Pindamonhangaba, que irão usufruir da sua aplicação por cerca de dois meses. Neste período, a empresa fará um monitoramento contínuo para estudar os benefícios, buscar melhorias e entender alguns dos caminhos a serem explorados pelas telcos.

"Vamos compilar e disponibilizar esses dados para que qualquer provedor tenha acesso e possa utilizá-los a fim de construir um plano de negócios mais assertivo para atender a sua região, assim que os espectros da nova geração forem liberados", finaliza Oliveira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.