Service IT e Red Hat implementam containers na Havan

0

A Service IT, empresa especializada em outsourcing e consultoria, implementou um sistema de containers na Havan, uma das maiores lojas de departamentos do Brasil, em parceria com a Red Ha. Com a nova infraestrutura, a Havan reduziu o tempo de entrega de aplicações de seis semanas para três dias, diminuiu custos e o tempo de desenvolvimento de softwares e aprimorou seu processo de recrutamento de talentos em TI.

A rede de lojas mantinha suas operações em uma arquitetura tradicional de Microsoft Windows e SQL Server, que rodava dentro do seu próprio data center. O desenvolvimento de todas as aplicações, desde a compra e logística à venda em loja ou na internet, foi realizado por uma equipa interna de 200 pessoas, chamada Havan Labs. Inicialmente, o processo era realizado de forma manual. Devido a isso, muito tempo era consumido para publicar uma nova versão, que era propícia a falhas. A varejista chegou a implementar algumas práticas DevOps, mas a integração entre plataformas era precária, o que atrasava a entrega de bug fixes e novos recursos para melhorar a experiência dos usuários.

Para acelerar o processo de desenvolvimento e acompanhar o ritmo de crescimento da empresa, o departamento de TI da Havan iniciou a busca de uma tecnologia mais moderna, que pudesse oferecer mais agilidade. Assim, a empresa decidiu procurar uma plataforma de containers em Kubernetes que pudesse rodar on-premise no equipamento e software do seu data center. Depois de trabalhar com a Service IT, parceira local da Red Hat, numa prova de conceito (PoC) bem-sucedida, a Havan decidiu adotar o Red Hat OpenShift como base do seu ambiente de desenvolvimento.

Instalado e executado pela Service IT, o Red Hat OpenShift oferece uma plataforma de aplicações em containers completa, que integra nativamente Kubernetes e outras tecnologias de vanguarda de containers. Ele fornece uma base para a arquitetura, processos e serviços que a Havan precisa para suportar as suas equipes de desenvolvimento e operações.

Graças ao seu ambiente de desenvolvimento baseado em containers, as equipes de TI da Havan podem criar e lançar aplicações novas mais rapidamente. O Red Hat OpenShift permite aos desenvolvedores operar de forma self-service e criar ambientes padronizados, mas com configuração customizada para os seus projetos. Isso fez com que o tempo de entrega de aplicações caísse de seis semanas para apenas três dias, reduziu o número de bugs e erros no ambiente de produção e permitiu que as equipes focassem o usuário final.

Para otimizar a compatibilidade com o Red Hat Open Shift, os desenvolvedores da Havan transferiram seu trabalho em .NET Framework da Microsoft para o .NET Core, uma multiplataforma de código aberto (open source) que funciona nos sistemas operacionais Windows e Linux. Essa transição para uma estrutura mais flexível e ágil e uma moderna tecnologia de containers é um exemplo de uma mudança que ajudará a empresa a recrutar desenvolvedores qualificados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.