Publicidade
Início Blogueria Antifragilidade é uma tendência à segurança cibernética?

Antifragilidade é uma tendência à segurança cibernética?

0
Publicidade

Por muitos anos a palavra resiliência foi a mais utilizada para se referir ao combate dos desafios em Cibersegurança. Definida como facilidade e/ou habilidade de adaptação ao novo e/ou ao desconhecido, na área de Segurança de Dados, ser resiliente era  implementar ferramentas capazes de prover alguma previsibilidade, planejamento, resistência e combate aos diversos riscos e aos ataques. Ela (a resiliência) se tornou tema frequente de muitas palestras, inclusive das minhas.

Os tempos mudaram. Os ataques evoluíram e se tornaram ainda mais sofisticados e amplos, expandindo para ambientes industriais, hospitais, companhias de energia elétrica, minedoradoras, empresas de óleo e gás, entre muitas outras. Atualmente, eles abrangem além de TI (Tecnologia da Informação) ambientes de IoT (Internet das Coisas) e OT (Tecnologia Operacional/industrial). Com isso, a superfície de ataques cresceu e envolveu câmeras de videomonitoramento, máquinas de ponto, catracas, aparelhos de ar-condicionado, POS (ponto de vendas) etc.

Agora, a palavra atual é antifragilidade. Cunhada pelo matemático de formação Nassim Nicholas Taleb, quem fez fortuna no ramo de investimentos, autor de livros como: “A lógica do Cisne Negro”, “Arriscando a Própria Pele” e o mais recente “Antifrágil”, a palavra foi aplicada por ele como definição de o oposto de frágil, carregando também a mensagem de transcender o comportamento de evitar riscos. Ela traz a ideia de que as coisas precisam do caos e da desordem para prosperar e florescer. A antifragilidade tem a propriedade singular de nos permitir lidar com o desconhecido, fazer coisas sem entendê-las e podermos fazê-las bem.

No passado, alguns profissionais já entendiam que mesmo que indesejável, era possível aprender muito com um ataque. A partir dele era possível evoluir processos, justificar investimentos em novas ferramentas, melhorar a governança, contratar pessoas ou serviços para uma evolução da maturidade em Segurança Cibernética.

Uma vulnerabilidade bastante comum é o vazamento de senhas. Senhas são fáceis de adivinhar e mais de 90% dos ataques envolvem roubo de credenciais. Assim devemos implementar o duplo fator de autenticação para evitar este tipo de ameaça. É preciso também fazer simulações para testar tempo de resposta e entender como agir na situação de ataque. Ainda, é válido promover treinamento à toda equipe com bastante frequência para que os usuários de tecnologia estejam cientes de como é possível reduzir os riscos digitais.

Em sendo a remoção das fragilidades o melhor caminho para a antifragilidade, temos muitas lições para levar ao nosso dia a dia em Segurança. No caso de um ataque, é preciso identificar a causa raiz o mais rápido possível. E a partir dela, implementar uma ampla estratégia de segurança que atenda e se integre aos negócios e às atividades-fim da organização.

Podemos falar também em desenvolver políticas e planejamento de segurança; implementar governança; promover capacitação e exercitá-la com frequência, incluindo todos os integrantes da empresa; além de adotar ações preventivas e preditivas.

Apesar de todas as ferramentas atuais disponíveis de segurança, as empresas nunca estão 100% protegidas, o tempo todo. Inspirado no autor (Taleb) vejo que temos que ter menos certezas, aceitar mais as incertezas e tomar decisões baseadas em probabilidades e em cenários de exposição. Não devemos ter a pretensão de que iremos acertar mais do que errar, mas na hora de errar, devemos estar preparados o suficiente para não arriscar tudo.

Nycholas Szucko, diretor regional da Nozomi Networks para América Latina.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile