É PIX, é PIX: 5 aprendizados após 1 ano do pagamento instantâneo brasileiro

0

Em outubro de 2020, uma nova forma de realizar pagamentos foi lançada no mercado nacional, o PIX. Segundo o Banco Central, só nos três primeiros meses de uso da modalidade, a função já acumulava mais de 200 milhões de transações mensais.

Criado pelo Banco Central com o intuito de facilitar o dia a dia dos empreendedores, comerciantes e pessoas que utilizam os serviços bancários e pensando na experiência do usuário, foi desenvolvido um sistema que disponibiliza pagamentos 24 horas por dia, sete dias na semana, em poucos segundos e sem burocracia, basta ter a chave PIX cadastrada. Uma grande revolução para o mercado nacional e até mundial.

Ainda de acordo com o Banco Central, 274 milhões de brasileiros já utilizaram o PIX pelo menos uma vez durante esse um ano de funcionamento. Já a Spin Pay, serviço de pagamento instantâneo, afirma por meio de uma pesquisa que o PIX está crescendo, por mês, 50% acima da média.

Todo esse salto se dá, sem dúvidas, pela facilidade que a ferramenta proporciona, e após a adesão dos comércios e e-commerces a essa modalidade de pagamento, pensando na experiência do cliente no ato da compra, o PIX ganhou ainda mais visibilidade e garantiu seu lugar ao sol, já que ambos os lados envolvidos na transação garantem benefícios e vantagens.

Após um ano de uso do sistema instantâneo de pagamentos, aprendemos muito. Por isso, listo 5 lições observadas ao longo da sua utilização. Confira:

  1. Segurança do cliente vem em primeiro lugar

Desde a implementação do PIX, alguns pontos de melhoria foram levantados, e a segurança do usuário foi um fator crucial que motivou a mudança de alguns termos e funcionalidades da ferramenta.

Para evitar problemas com fraudes, roubos e vazamentos de informações confidenciais, novas restrições foram estabelecidas recentemente com o intuito de prezar pelo bem-estar e segurança dos clientes. Afinal, é uma ferramenta que veio para facilitar o dia a dia.

Portanto, um fator de aprendizado importante é escutar os relatos e experiências de diversos usuários e entidades financeiras que possuem maiores acessos à essas informações para assim, implementar melhorias que garantam a confiabilidade no serviço oferecido.

  1. Eficiência e competitividade no setor varejista

Ao disponibilizar uma ferramenta didática, prática, fácil e acessível, o Banco Central abriu a oportunidade dos comerciantes e varejistas mudarem as suas estratégias para apresentar preços e diferenciais competitivos em seus negócios. Além, claro, de dar a oportunidades de negócios menores surgirem e ingressarem na era digital.

Proporcionando uma experiência do consumidor cada vez mais eficaz e satisfatória, conquistam um público maior pela facilidade na forma de pagamento e garantem o recebimento da receita com taxas menores. É uma excelente oportunidade de expansão e crescimento para um dos setores que mais movimenta a economia do País.

  1. O mercado precisa ser adaptável

É fato que o lançamento do PIX veio para trazer uma nova perspectiva para todos, inclusive para o mercado financeiro – que antes tinha o cliente à sua mercê quando se tratava de transações bancárias. Porém, o consumidor mudou e está exigindo cada vez mais flexibilidade, agilidade e praticidade das empresas do mercado, o que nos leva a um cenário em que o cliente hoje é ativo nas decisões e divide grande parte das decisões com as marcas.

Dessa forma, o mercado precisa ser adaptável e, ao entender as necessidades do cliente, encontrar meios de colocá-las em prática de uma forma benéfica para ambos os lados. Isso culmina em maior troca entre marca e consumidor, garantindo um vínculo forte e duradouro.

  1. Preocupação com a experiência do consumidor

Não podemos falar dos aprendizados do PIX sem citar a experiência que ele proporciona para os adeptos da ferramenta. Voltado para aprimorar e simplificar o contato do consumidor com transações bancárias, a proposta do PIX é tornar as operações mais fáceis e acessíveis, com segurança e comodidade para os clientes.

Uma inovação tecnológica que teve rápida adesão e aceitação do público e, hoje, já lidera os rankings de transações realizadas, desbancando opções como boleto bancário, TED e DOC. E a grande sacada é a inclusão de diversos tipos de contas com bancos tradicionais, digitais e fintechs, fazendo com que ainda mais usuários utilizem a funcionalidade.

  1. Facilidade no acesso

Grande parte da população é desbancarizada, ou seja, não está vinculada a nenhum banco específico. O PIX foi uma forma de permitir fácil acesso a meios de pagamentos digitais e aumento do uso de carteiras digitais e pagamentos via wallet – principalmente para evitar o contato físico durante a pandemia.

Então, a ferramenta permitiu que uma nova parcela da sociedade fosse inserida nas compras on-line e proporcionaram facilidade, praticidade e agilidade em seu dia a dia. Garantindo maior segurança nas transações e rapidez no retorno.

Mudanças de regras e novas funcionalidades

Ao longo da sua implementação e utilização, alguns pontos de melhoria foram detectados. Uma delas – e talvez a mais relatada dentre os usuários – é o valor do limite de transferência, que até agosto de 2021 não era definido, o que causava muitos problemas com fraudes e até sequestros relâmpagos que exigiam em troca da liberdade um PIX com um alto valor. Então, sabendo disso, o Banco Central decidiu, a partir desta data, estabelecer um limite de mil reais por transferência entre às oito da noite até às seis da manhã.

Ainda no ano de 2021, novas funcionalidades foram pensadas e implementadas, como o PIX troco, que melhora a experiência no comércio, permitindo que o comerciante pegue o troco por meio da ferramenta de pagamento, caso não possua a quantia em caixa. O PIX offline também já está se tornando realidade, em que as transações podem ser realizadas mesmo sem conectividade, ampliando a facilidade do acesso a plataforma. Algo que chamou a atenção é o PIX saque, que permite o saque em qualquer estabelecimento cadastrado.

Até 2022, o Banco Central pretende trazer funcionalidades que vão tornar o dia a dia ainda mais prático, como o PIX em programação de débito automático e o PIX cobrança, que informa o valor e a chave para transferência para a pessoa que precisa realizar o pagamento.

É fato que o sistema bancário brasileiro é bastante avançado tecnologicamente e tem destaque internacional nesse tema. Certamente, outras inovações surgirão, mas é sempre preciso ajustar a rota e entender se a estratégia é correta para os padrões nacionais. Vale ficar de olho.

Julio Hanada, head da vertical Financeira & Seguradoras da Plusoft.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.