Brasil é o único País da AL a ocupar o ranking de investimentos

0

Dos 15 Países que mais receberam investimentos de empresas multinacionais nas áreas de fabricação de serviços e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), o Brasil é o único da América Latina a ocupar a lista na 13º posição. A informação é da pesquisa realizada pela IBM Plant Location International (IBM-PLI). Entre as regiões, a América Latina ficou em quinto lugar no ranking de 2005, com 6% de todos os projetos mundiais.

No topo do ranking, a Europa venceu a Ásia ao atrair 39% de todos os projetos mundiais, contra 31%. Em 2004, as duas regiões ficaram empatadas em 35% cada. Na pesquisa consta uma retomada das economias maduras devido ao forte crescimento econômico, enquanto alguns mercados emergentes que formam o chamado BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) registraram, em 2005, queda na entrada de investimentos estrangeiros em cerca de um quinto em relação ao ano anterior.

A China e a Índia receberam pelo terceiro ano consecutivo mais projetos de investimentos que os EUA ? 1.650 contra 1.200, respectivamente. As empresas com sede nos EUA permaneceram como os maiores geradores de investimentos externos, com 2.800 projetos.

O setor de serviços foi classificado como o tipo mais popular de projeto a obter investimento, sendo responsável por 20% de todos os projetos globais, enquanto os investimentos em fabricação diminuíram, em média, 20% ? para cerca de 800 projetos por trimestre em 2005. Os investimentos em novos centros de P&D permaneceram razoavelmente estáveis em 2005 com 200 projetos por trimestre mundialmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.