Governo de Minas Gerais aperfeiçoa serviço de atendimento ao cidadão

0

Subordinada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG) de Minas Gerais, a Coordenadoria Especial de Gestão (CEGUAI) é o órgão responsável por gerir as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), que prestam serviços semelhantes aos que o PoupaTempo fornece em São Paulo, como a emissão de documentos. Os colaboradores da Coordenadoria agora dispõe de mais agilidade em suas atividades, já que o Windows 8 permite que trabalhem em suas estações de trabalho ou de maneira remota em tablets. A implementação de outras plataformas da Microsoft, como o SharePoint, o SQL Server e o Hyper-V, em conjunto com o novo sistema operacional, ainda permitiu a criação de um aplicativo, que, por meio do monitoramento em tempo real dos serviços prestados em cada unidade, facilitará a gestão das operações de cada UAI.

A intenção da Coordenadoria é de, em breve, disponibilizar o app para uso gratuito do público mineiro, que poderá consultar o tempo de duração das filas, os serviços fornecidos e a unidade UAI mais próxima, tudo isso com uma interface simples e intuitiva acessível via smartphone.

Após a adoção do Windows 8, a mobilidade se tornou realidade entre os colaboradores da CEGUAI. A Coordenadoria conta hoje com desktops, notebooks, tablets e oferecerá, em breve, notebooks híbridos, justamente para aumentar ainda mais a produtividade de seus funcionários. Segundo Andrey Labanca, especialista em políticas públicas e gestão governamental da CEGUAI, "como o Windows 8 roda em todos os nossos dispositivos com a mesma eficiência, a prioridade passou a ser a experiência única e fluida do usuário. Não existe mais diferença entre estar conectado na estação de trabalho ou no ambiente de monitoramento móvel. Além disso, o feedback que tenho recebido dos usuários é muito bom, já que todos se adaptaram facilmente ao novo sistema operacional".

As UAIs, que oferecem a emissão de documentos como identidade, CPF, carteira de trabalho, passaporte, requerimento de seguro-desemprego, dentre outros serviços, atendem atualmente a cerca de 40% dos municípios mineiros. Apenas em 2012, foram realizados cerca de 6,5 milhões de atendimentos, 34,6% a mais do que no ano anterior.

Diante de tamanho crescimento, a CEGUAI percebeu que a melhor forma de manter a qualidade dos serviços oferecidos pelas unidades, seria centralizar os dados obtidos durante o atendimento aos cidadãos de modo que fosse possível transformá-los em informações úteis para uma gestão mais inteligente e, portanto, mais eficiente, do negócio. Surgiu, então, a ideia de se criar um aplicativo que pudesse ser acessado de qualquer aparelho e o Windows 8 lhes pareceu o sistema operacional mais adequado para suportar essa inovação. De acordo com a CEGUAI, o Windows 8 oferecia flexibilidade de acesso, facilidade de integração e possibilidade de criação do aplicativo com dupla finalidade (público interno e externo) por um custo reduzido.

"O programa para exibição das informações das UAIs vinha sendo desenvolvido como uma página web. Porém, por se tratar de uma ferramenta idealizada para o público final e necessitar de acompanhamento em tempo real, precisávamos efetuar constantes atualizações dos gráficos e tabelas. Chegamos à conclusão de que esse processo não seria fácil e acabaríamos entregando aos usuários uma interface esteticamente pobre. O Windows 8 nos ofereceu a possibilidade de criar um app com uma visualização mais prática e interessante, trazendo diversos benefícios para nós e para o público", explica Labanca. De acordo com o executivo, o próximo passo é entregar uma versão light do aplicativo, com novos recursos visuais, para a população fazer download. O app, gratuito, será disponibilizado na Windows Store."Qualquer pessoa que acessar vai identificar as informações de que precisa, como, por exemplo, o tempo de espera nas filas e ter ideia do que acontece nas UAIs. É uma interface intuitiva e com legendas simples, pois tínhamos grande preocupação com a experiência do usuário final".

O desenvolvimento do projeto em si foi feito pela filial mineira da Allen Informática, empresa parceira da Microsoft. Para alimentar as informações que são disponibilizadas pelo aplicativo, a SEPLAG implementou o SQL Server, solução de BI da Microsoft. Agora as informações geradas durante o atendimento nas UAIs são extraídas e analisadas em tempo real, proporcionando ganhos expressivos na gestão dos indicadores. A coordenadora da CEGUAI e usuária do app em seu dia a dia, Fernanda Girão, destaca a interface extremamente simples, que oferece respostas imediatas e alta confiabilidade dos dados. Para Fernanda, com esta tecnologia, sua equipe, desonerada do esforço manual para compilação de informações, consegue ser mais proativa.

Segundo Erick Brasil, gerente de marketing e comunicação da CEGUAI, "hoje, as soluções implantadas atendem de 98 a 99% das nossas necessidades". Ele lembra ainda que, desenvolvido em SharePoint, a plataforma de colaboração da Microsoft, o Portal de Inteligência da organização funciona atualmente como uma rede social corporativa, permitindo o compartilhamento de conteúdos entre colaboradores e parceiros. "Hoje, além dos relatórios e números, eu tenho informações dos funcionários que trabalham na CEGUAI e consigo integrar toda nossa base de parceiros. Sem dúvida, conseguimos aproximar mais as pessoas".

Com maior visibilidade da operação das UAIs e a possibilidade de implementação de melhorias nos processos que, em última instância, levarão a um atendimento mais eficaz dos cidadãos, outras Secretarias de Minas Gerais já demonstraram interesse em replicar o projeto. "A CEGUAI entendeu que a TI poderia melhorar nosso negócio ao apoiar nossos processos. Conseguimos apresentar resultados gerenciais maduros, de maneira profissional e estruturada. Esta postura saltou aos olhos de outras áreas do Programa Estruturador Descomplicar do Estado de Minas Gerais, no qual as UAIs foram idealizadas, e hoje, estas áreas também querem implementar o portfólio de soluções da Microsoft, sobretudo o Windows 8", conclui Fernanda Girão.

O caso de implantação do Windows 8 e de outros softwares da Microsoft nas UAIs faz parte de uma iniciativa lançada recentemente pela Microsoft em todo mundo, denominada CityNext. O CityNext se dedica ao desenvolvimento de projetos e estabelecimento de parcerias que melhorem a qualidade da vida dos cidadãos, tornando as cidades mais inteligentes. Cidades como Barcelona já têm se destacado no uso de softwares e serviços para melhorar a gestão de serviços públicos. Por meio das UAIs, Minas Gerais também dá um passo nessa direção.  "A gestão pública está percebendo a tecnologia como um aliado importante para aprimorar o atendimento ao cidadão, seja no hospital, na escola ou em qualquer outro tipo de serviço", disse Patrícia Freitas, diretora de setor público da Microsoft. De acordo com a executiva, a preparação do Brasil para sediar grandes eventos nos próximos anos representa oportunidades para o CityNext, mas as chances de negócio vão muito além desse momento.   

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.