Adoção de SaaS se estende ao desenvolvimento de aplicações de missão crítica, diz estudo

0

Custo, inovação e agilidade são as principais razões apontadas por organizações globais para a adoção de serviços na nuvem, segundo pesquisa do Gartner conduzida em dez países — Alemanha, Austrália, Brasil, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, México e Reino Unido. O objetivo do estudo foi analisar como as empresas adotam e implantam soluções baseadas na computação em nuvem por meio do modelo de software como serviço (SaaS), infraestrutura como serviço (IaaS) e plataforma como serviço (PaaS).

O relatório revela que as razões mais citadas para a adoção de SaaS foram para o desenvolvimento e testes em produção de aplicações de missão crítica. De acordo com a consultoria, isso representa uma mudança do comportamento verificado até então, quando os projetos de SaaS eram mais focados em projetos-piloto menores.

A redução de custos permanece como principal motivo para o investimento no modelo SaaS, para 44% dos entrevistados. No entanto, o Gartner aconselha que "usar nuvens públicas nem sempre é um modelo mais adequado para as empresas, visto que a decisão de implantar aplicações baseadas em SaaS dependem da criticidade da aplicação, agilidade de negócios, contexto de uso e arquitetura de TI".

De fato, o estudo indica uma preferência na adoção de modelos de nuvem privadas (46%), do que públicas (24%), ao longo dos próximos dois anos, devido às preocupações dos respondentes com segurança, privacidade e possível espionagem de órgãos de governo. Já o modelo on-premise (tradicional de venda de licenças) deve reduzir significativamente de 34% para 18% até 2017.

"Apesar de SaaS e IaaS serem bastante consolidados, PaaS ainda está em expansão, com ambos os provedores de SaaS e IaaS olhando para PaaS como uma extensão natural para o crescimento", ressaltou Fabrizio Biscotti, diretor de pesquisas do Gartner.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.