Gartner: exigências do Governo mudará mercado de data center até 2016

0

O nacionalismo é um dos quatro fatores que forçarão mudanças dramáticas no mercado de data center (DC) até o final de 2016. Segundo o Gartner, a concorrência altamente disruptiva; grande dominância do provedor de nuvem; e a guerra econômica; são fatores que influenciam as mudanças do setor ao longo do tempo. Porém, pelo menos dois destes fatores trarão perturbações significativas dentro dos próximos três anos, e os elementos de todos os quatro irão conduzir as oportunidades e os riscos no mercado de data center até 2016.

Joe Skorupa, vice-presidente e analista da consultoria, disse: "Por baixo de uma superfície calma, crescentes pressões do mercado estão impulsionando uma mudança de comportamento dos vendors, que, juntamente com os quatro fatores perturbadores, levam o mercado a um período de grandes mudanças.

O Gartner esboçou os prováveis impactos de cada fator perturbador:

O nacionalismo versus Racionalismo – O Efeito Snowden leva a uma grave fragmentação do mercado. À medida que os compradores passam a acreditar que nenhum dos grandes fornecedores multinacionais são confiáveis, a ênfase desloca-se para as tecnologias desenvolvidas dentro de cada país.

"Há um ressurgimento de montadoras pequenas e locais, aumentando substancialmente a proporção de vendas de fornecedores de 'caixa-branca'". Estes pequenos montadores são incapazes de substituir totalmente as economias de escala dos grandes fornecedores, mas o aumento do uso dos ecossistemas de hardware de código aberto irá ajudar a mitigar o problema. Em casos extremos, a fabricação da placa-mãe torna-se regional, em vez de concentrada na grande China.

O mercado de ferramentas de infraestrutura vai se tornar mais fragmentado, mas não terá um grande impacto sobre o mercado global de infraestrutura de data center (DC).

Tecnologias disruptivas – O mercado de infraestrutura de data center possui inúmeras tecnologias potencialmente disruptivas, incluindo redes definidas por software (SDN) e armazenamento definido por software; virtualização de rede; processadores de baixo consumo de energia; e infraestrutura integrada webscale.

Como os compradores precisam ganhar eficiência para lidar com as crescentes exigências e a ameaça de terceirização, não é de se estranhar a demanda gerada por essas tecnologias disruptivas.

Domínio dos prestadores Big Cloud – O Fim do Crescimento para fornecedores tradicionais de DC. O centro de gravidade para desenvolvimento e implantação de novas aplicações está mudando de in-house para cloud – primeiro por necessidade de mobilidade dos consumidores. Isso também está começando a influenciar as expectativas em torno de novas aplicações internas, que exigem uma TI flexível, distribuída e híbrida.

"Os provedores tradicionais de serviços gerenciados (MSPs) e provedores de infraestrutura não estão conseguindo entregar alternativas atraentes para a plataforma como serviço (PaaS) da Amazon, Google, IBM, Microsoft e Baidu. Os MSPs são relegados para o fornecimento de transporte básico, ou, na melhor das hipóteses, se tornar corretores de serviços gerenciados".

Em meio a essa rotatividade, os fornecedores tradicionais encontram cada vez mais dificuldade de competição. Seu crescimento diminui gradualmente à medida que grandes provedores de nuvem adquirem uma maior quota de mercado.

Em pouco tempo, esses provedores dominarão a infraestrutura como serviço (IaaS) e os mercados de PaaS, e influenciarão fortemente o preço da infraestrutura de DC.

Econômica de Guerra – Oriente x Ocidente para o controle do mercado. Os dois campos de fornecedores de infraestrutura de DC, o Oriente e o Ocidente, não podem coexistir pacificamente em qualquer mercado, dada a necessidade de proteger e/ou aumentar sua influência. Como os dois lados tentam alcançar a liderança, o resultado é um constante desequilíbrio.

Em um grande passo para remodelar a liderança, países como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS) anunciaram um banco de desenvolvimento e fundo de reserva para emergências de US$ 100 bilhões. Na frente tecnológica, a China tem investido em seu programa nacional de alta tecnologia (também conhecido como o Programa 863) desde 1986, como resposta ao crescente hiato tecnológico e inovação entre a China e o Ocidente.

Além disso, a China tem vários programas subsidiados para ajudar empresas de alta tecnologia a reduzir os custos de P&D de componentes eletrônicos básicos, circuitos integrados de aplicação específica de alta tecnologia (ASICs) e desenvolvimento de software fundamentais.

O Gartner prevê que a China, impulsionada por recursos cada vez mais profundos, marcas respeitadas e fortes fabricantes com sede em Taiwan e na China, irá aumentar sua participação no mercado de infraestrutura de DC em dois pontos percentuais até o final de 2017, em detrimento de empresas ocidentais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.