Fundos de hedge reduzem participação nas empresas de comércio eletrônico da China

0

Os fundos de hedge reduziram suas participações nas maiores empresas de comércio eletrônico da China durante o terceiro trimestre, o que já vem sendo considerada por alguns analistas como a maior fuga de ativos do país desde a crise financeira de 2008 EUA, que ficou conhecida como a crise do subprime, caracterizada por um excesso de empréstimos destinados ao financiamento de imóveis, sem que houvesse critérios sólidos para o fechamento desses contratos.

A mais afetada por essa redução foi a Vipshop, varejista online de descontos, embora os fundos também tenham reduzido suas participações coletivas no gigante do e-commerce chinês Alibaba, para o nível mais baixo desde que a empresa abriu o capital em setembro do ano passado, segundo dados compilados pela Bloomberg. A mesma situação enfrenta a JD.com, a número dois do comércio eletrônico da China, cujo investimento de fundos de hedge caiu após um recorde registrado nos três meses anteriores. Mesmo assim, os fundos ainda encerraram o trimestre com 14 vezes mais ações do que um ano antes.

Os fundos de hedge reduziram em 17% os ativos na Vipshop do segundo para o terceiro trimestre comparado com 6% e 7%, na JD.com e no Alibaba, respectivamente, no mesmo período.

As ações da Vipshop negociadas nos EUA têm sido as mais inconstantes, e essa condição mudou pouco desde o final do terceiro trimestre, depois que a empresa divulgou receita líquida mais fraca do que o previsto. Já as ações do Alibaba e da JD.com, que registraram mais de 30% de queda neste ano, contribuíram para o aumento de 26% no Índice de Ações China-EUA da Bloomberg desde o final de setembro.

"As pessoas avaliam que o mercado pode estar em vias da saturação, pois haverá uma maior concorrência entre a Vipshop e os modelos de vendas tradicionais, como JD.com e Alibaba", disse Junheng Li, fundador da JL Warren Capital, empresa chinesa de pesquisas.

A Vipshop usa o mesmo modelo de negócio das americanas T.J. Maxx e Ross Stores, que vendem produtos por preços inferiores aos das lojas tradicionais, enquanto a JD.com adota o modelo de venda da Amazon.com, que compra, estoca, vende e entrega da mercadoria diretamente aos clientes, permitindo que a empresa controle de qualidade e expedição. Já o Alibaba imita o modelo de operação do eBay, que oferece espaço para que pessoas e comerciantes exponham, vendam e entreguem os próprios produtos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.