Publicidade
Início Segurança Cases São Paulo coloca em operação big data de segurança pública

São Paulo coloca em operação big data de segurança pública

0
Publicidade

O Estado de São Paulo colocou em operação do Detecta, um big data de segurança pública que reúne e correlaciona grande massa de informações em tempo real. O sistema analisa e cruza informações de diferentes bases de dados de órgãos como as Polícias Civil e Militar e o Detran.SP, como os registros de boletins de ocorrência policial, do 190, de identificação criminal, de pessoas desaparecidas, de veículos roubados e de Carteiras de Habilitação.

O sistema trabalha ainda com leituras de placas de veículos efetuadas por radares com reconhecimento óptico de caracteres e imagens de câmeras de vídeo de entidades públicas – como a própria Polícia Militar e prefeituras – e privadas. Entre leitores de placas e câmeras de vídeo já são mais 7,5 mil equipamentos conectados ao sistema, em 269 municípios.

Em apenas um único dia, o Detecta recebe, em média, os dados da leitura de cerca de 16 milhões de placas de veículos. Os dados são analisados em tempo real para identificar se se os veículos possuem queixa de furto ou roubo. Caso positivo, em segundos essa informação aparece em destaque nas telas dos computadores do Centro de Operações da Polícia Militar, com informações detalhadas do local onde o veículo foi avistado, permitindo que viaturas próximas sejam acionadas para interceptação.

Um dos grandes diferenciais do sistema é a funcionalidade de vídeo analítico. Por meio de softwares inteligentes, o Detecta consegue identificar nas imagens das câmeras de monitoramento situações suspeitas para as quais foi previamente programado. Quando isso acontece, ele também emite alertas para os operadores da Polícia Militar.

Esse recurso já está operacional em parte das câmeras conectadas ao Detecta, para identificação de algumas situações suspeitas, como veículo parado em via expressa; pessoa atravessando via expressa; pessoa com face encoberta; e moto parada ao lado de veículo estacionado. Muitas outras situações consideradas suspeitas podem ser “ensinadas” ao sistema para que ele as reconheça.

O Detecta ainda deverá evoluir muito ao longo do tempo, com novas funcionalidades e recursos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile