Siemens e Qualcomm configuram rede 5G para ambiente industrial

0


A Siemens e a Qualcomm implementaram uma rede 5G autônoma privada (SA) em um ambiente industrial real, usando a banda 3,7 a 3,8 GHz. As duas empresas uniram forças neste projeto: a Siemens está fornecendo as condições reais de teste industrial e dispositivos finais, como sistemas de controle Simatic e dispositivos IO, e a Qualcomm está fornecendo a rede de teste 5G e o equipamento de teste relevante.

A rede 5G foi instalada no Showroom Automotivo e no Centro de Testes da Siemens em Nuremberg. Novas opções e métodos de fabricação também são desenvolvidos, testados e apresentados antes de serem colocados em ação nos locais dos clientes. Isso permite que os clientes da Siemens, como fabricantes de veículos guiados automaticamente, vejam os produtos interagindo ao vivo.

O Showroom Automotivo e o Centro de Testes permitem à Siemens e à Qualcomm testar todas as diferentes tecnologias em uma rede 5G autônoma sob condições operacionais reais e apresentar soluções para as aplicações industriais do futuro. A Qualcomm Technologies instalou o sistema de teste 5G, que inclui infraestrutura e dispositivos finais, em menos de três semanas. A Siemens forneceu a configuração industrial real, incluindo sistemas de controle Simatic e dispositivos IO.

A Agência Federal de Rede da Alemanha reservou um limite de banda total de 100 MHz, de 3,7 GHz a 3,8 GHz, para uso em indústrias locais. Assim, as empresas alemãs podem alugar parte desse limite de banda anualmente e usá-lo exclusivamente em seus próprios locais de operação em uma rede 5G privada, além de oferecer proteção ideal aos dados. A Siemens está usando esse princípio para avaliar e testar protocolos industriais, como OPC UA e Profinet em seu Showroom Automotivo e Centro de Testes, juntamente com a comunicação sem fio via 5G.

As duas empresas colaboram há bastante tempo em tecnologias de comunicação sem fio. Entre outras coisas, isso resultou no desenvolvimento do portfólio Siemens Scalance para comunicação sem fio industrial. Com a experiência da Qualcomm Technologies em tecnologia 5G, essa colaboração continua a evoluir sem problemas, levando à primeira rede 5G autônoma privada em um ambiente industrial. Isso permite que soluções sejam testadas e desenvolvidas, soluções estas que o setor poderá usar com a próxima Versão 16 do padrão 5G.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.