Publicidade
Início Notícias Gestão 70% das empresas brasileiras de construção planejam usar tecnologia BIM em até...

70% das empresas brasileiras de construção planejam usar tecnologia BIM em até dois anos

0
 
De acordo com o Mapeamento de Maturidade BIM Brasil, realizado pela Sienge, fornecedora de solução para construção civil, em parceria com Grant Thornton, 70% das empresas de construção brasileiras pretende adotar a metodologia BIM nos próximos dois anos. Atualmente, 38,4% das empresas participantes do estudo já utilizam o BIM, principalmente, nas regiões Sul e Sudeste do País. O levantamento também contou com o apoio da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e Sinduscon/CE.
Publicidade

A sigla BIM vem do conjunto de palavras em inglês que significa “Building Information Modeling” e é a base da metodologia que envolve o processo de modelagem tridimensional durante o ciclo de vida de uma edificação. A metodologia gerencia todas as informações de um projeto em um único modelo virtual no qual todos os agentes são envolvidos de forma colaborativa. A metodologia BIM será obrigatória para obras públicas no Brasil a partir de janeiro de 2021, conforme decreto nº 9.983/2019. 

A pesquisa foi realizada com 643 empresas e profissionais autônomos da construção civil. Dentre as empresas pesquisadas que já adotaram a metodologia em algum nível, mais de 60% estão procurando estabelecer princípios, estruturas e objetivos com um desenvolvimento flexível para se adaptar às mudanças que estão por vir. 

Adicionalmente, segundo os dados apurados, quase 40% do universo de Empresas e Profissionais que participaram do Mapeamento BIM Brasil, já tem implementada a Metodologia BIM em alguns setores. Pouco mais da metade (53,5%) das empresas que declaram não adotar a metodologia são companhias com menos de um ano de idade até 15 anos de operação. 

O Mapeamento de Maturidade BIM Brasil foi realizado entre junho e setembro de 2020, com o objetivo de identificar a adoção da Metodologia BIM em todo o Brasil, com um foco especial à Cadeia da Indústria da Construção. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile